A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) prorrogou o prazo para o cadastramento de beneficiários que se enquadram nos quesitos para receber o cartão Facilita, a moeda social eletrônica de Itabira. Agora, os beneficiários têm até o dia 03 de setembro para manifestar interesse em receber o cartão por meio de cadastro no site facilitaitabira.com.br/ ou em uma das unidades de Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Como ser beneficiário da Facilita?
Para se cadastrar como beneficiário e receber o cartão Facilita através do site facilitaitabira.com.br é preciso acessar a aba beneficiários e clicar no ícone roxo em formato de balão. É necessário ter em mãos o nome completo e o CPF do responsável familiar cadastrado no CadÚnico (Bolsa Família). Vale lembrar que os dados inseridos no Cadúnico precisam estar atualizados. Dúvidas podem ser esclarecidas nos telefones 31 3839-2816 ou 3839-2864.De acordo com o secretário de Assistência Social, Elson Júnior, 2.395 famílias se cadastraram e demonstraram interesse em receber o cartão Facilita nesta primeira fase de mobilização.
“Para nós é um motivo de muita satisfação ver a Facilita em fase de implantação por ser a nossa política pública de combate à pobreza e geração de renda. Há uma procura grande por informação e por isso estendemos o prazo, ampliando a divulgação para que chegue a todos”, afirma o secretário.
Elson Júnior destaca que dos atendimentos feitos para Facilita, 65% foram realizados por meio do site e 35% presencialmente nas unidades do Cras. “Nossa estratégia é usar de dados georreferenciados para chegar nas pessoas que têm direito ao benefício. É uma premissa do governo Marco Antônio não deixar ninguém para trás, a Facilita só faz sentido se ela for um guarda-chuva de proteção social para garantir a renda mínima de cidadania às pessoas que estão em situação de pobreza e extrema pobreza”, ressaltou Elson.
A previsão é de que os primeiros cartões Facilita sejam entregues na primeira quinzena de setembro.
Sou comerciante e quero me cadastrar!
Mais de 70 estabelecimentos comerciais foram pré-credenciados na rede de comércio solidário da moeda social eletrônica. Todo esse processo tem sido coordenado em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita). Nesse momento, estes pré-cadastrados estão em processo de assinatura de contrato com a BK Bank para receber a maquininha, empresa prestadora de serviço e ganhadora da licitação.
Os comerciantes interessados ainda podem se credenciar através do mesmo facilitaitabira.com.br, contudo é necessário acessar a aba comerciantes. A solicitação também pode ser feita presencialmente, na sede da Acita. A Prefeitura de Itabira, Acita e a empresa BK Bank definiram os moldes e taxas de operação da moeda social eletrônica. Para saber mais, entre em contato com a Acita no telefone 31 3831-2025.
Fonte: ACOM-PMI