Para aderir ao SNE, é necessário baixar ou atualizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível no aplicativo CDT, o mesmo utilizado para as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado do Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
Com a proposta de investir em tecnologia e mobilidade, a Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), onde infrações de trânsito poderão ter descontos no pagamento de até 40%. Desde segunda-feira (20), os proprietários de veículos e condutores de Itabira já estão autorizados a optar por receber as notificações de infrações de trânsito de forma digital. A ferramenta é uma iniciativa do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proposto pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Dessa forma, se o condutor reconhecer a infração, não apresentar defesa prévia ou recurso contra a autuação, pelo SNE é possível quitar a multa com até 40% de desconto se paga até a data de vencimento.
Se for apresentada defesa prévia ou recurso, o condutor pode ter ainda um desconto de 20% nas mesmas condições. Além disso, o cidadão cadastrado no SNE poderá receber, diretamente no celular, as notificações de infrações emitidas pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
Para o superintendente da Transita, Flávio Raimon, o SNE é uma ferramenta necessária para que os cidadãos tenham a possibilidade de realizar processos relacionados ao trânsito de Itabira virtualmente. “O nosso compromisso com os itabiranos é com a tecnologia e mobilidade.
Buscamos sempre investir em melhorias e aproveitar as oportunidades que o próprio governo federal nos oferece, como é o caso do SNE. Ao participar da iniciativa, os cidadãos terão acesso aos serviços prestados pela Transita pelo celular, sem sair de casa, bastando atender os critérios estabelecidos pelo sistema”, destaca Flávio Raimon.
Para aderir ao SNE, é necessário baixar ou atualizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível no aplicativo CDT, o mesmo utilizado para as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado do Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O aplicativo está disponível na Google Play e na App Store.
Após o cadastro, em até 45 dias, o proprietário deixará de receber as notificações de autuação em papel, via postal, e passará a ser informado eletronicamente.
Para instruções de como baixar o app do SNE – Sistema de Notificação Eletrônica dentro da CDT – Carteira Digital de Trânsito, acesse link do Denatran:
https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/carteiradigital/bot/index.html
No link abaixo está disponível um vídeo explicativo também:
https://serprodrive.serpro.gov.br/s/tcoMPDm3bayt5Cr
Fonte: ACOM-PMI/TRANSITA
1 comentário
Bom mesmo é isso – O transporte público, é um direito assim como a saúde e a Educação. É assim como a saúde e a Educação, ele tem que ser bancado por impostos que pagamos ao governo. O transporte é aquele que faz com que as pessoas acessem os outros direitos, se as pessoas não tem condição de pagar a tarifa, elas não acessam hospital, não acessam escola pública, não acessam o centro da cidade para procurar emprego. Art. Cleo Manhas – Assessora política do Inesc.
Pesquisa mostra que transporte público gratuito é viável. e SUBSÍDIO ao transporte coletivo público é INVESTIMENTO.