O Centro de Operações de Emergência de Saúde (Coes), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), aprovou, nesta sexta-feira (8), um novo protocolo sanitário para as aulas presenciais. A principal mudança é a autorização de ocupação de 100% da capacidade de salas de aula e demais espaços da escola e do transporte escolar – antes, o limite permitido era de 50%.
As novas regras autorizam a presença de todos os estudantes nas aulas, desde que seja mantido distanciamento de 0,9 metro entre eles nos ambientes da escola. O uso de máscara e demais medidas de proteção, como controle do fluxo de entrada e limpeza frequente de objetos e instalações, seguem obrigatórios.
O protocolo também libera o uso compartilhado de objetos eletrônicos e acaba com a “quarentena de livros” após a devolução.
Segundo a SES-MG, as flexibilizações foram possíveis devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19, inclusive para adolescentes de 12 a 17 anos, e à redução de casos e óbitos em decorrência da doença.
O novo protocolo já está valendo e, conforme o estado, cabe às redes de ensino promover as adequações necessárias para implementar as medidas.
Na última terça-feira (5), a Prefeitura de Belo Horizonte já tinha autorizado as escolas da capital a receber 100% das turmas presencialmente, a partir de 18 de outubro.
Fonte: G1 Minas