Pousada Piauí, no bairro Floresta, receberá pacientes do município que precisam se deslocar à capital mineira para tratamentos de saúde.
Após mais de quatro anos sem terem um local para descansar, fazer refeições e higiene pessoal, pacientes de Itabira que precisam ir a Belo Horizonte para tratamento de saúde voltarão a contar com uma casa de apoio. A Pousada Piauí, no bairro Floresta, selecionada em processo licitatório organizado pela Prefeitura, recebe o primeiro grupo de itabiranos já nesta quinta-feira (4).
O prefeito Marco Antônio Lage e o vice Marco Antônio Gomes estiveram na pousada nesta quarta-feira (3) para conhecerem a estrutura. Eles estiveram acompanhados pela coordenadora de Gestão em Saúde, Fabiana Machado, e pela superintendente de Regulação, Viviane Duarte Santos, além do assessor de Gestão, Programas e Metas, Gabriel Quintão. A comitiva de Itabira foi recebida pelos proprietários da casa, Eduardo Tertuliano e Janice Araújo.
Eduardo e Janice apresentaram toda estrutura ao prefeito e vice. Mostraram que a Pousada Piauí tem capacidade para receber até 300 pessoas por dia, com alimentação em dois períodos, transporte para os hospitais e serviço completo de hospedagem. Segundo Fabiana Machado, Itabira enviará até 40 pacientes por dia a Belo Horizonte, que podem utilizar os serviços da casa de apoio como diária ou pernoite. Esses pacientes, em maioria, necessitam de atendimentos da alta complexidade, como radioterapia, cateterismo, arteriografia e outros. Eles serão encaminhados à capital pelo setor de Tratamento Fora do Município (TFD), regulado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Fonte: ACOM-PMI/SMS