Para prestigiar ainda mais o escritor famoso por suas prosas e versos, uma parceria entre a Una Itabira, integrante do ecossistema Ânima Educação, Prefeitura do município e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade vai escolher o melhor projeto desenvolvido por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, na criação do espaço Café Literário, localizado dentro do memorial que leva o nome do autor mineiro.
Com projeto arquitetônico original assinado por Oscar Niemeyer, o Memorial Carlos Drummond de Andrade foi inaugurado em 1998, sendo referência nas áreas de educação e turismo com programas e eventos voltados para crianças e adolescentes. O local está em um ponto privilegiado da cidade, no bairro Campestre, abrigando um acervo inestimável de livros de Drummond, incluindo primeiras edições de exemplares da obra do escritor.
O concurso é direcionado exclusivamente para a turma “Projeto de Ambientes e Interiores”, do curso de Arquitetura e Urbanismo, coordenado pelos professores Adilson Assis Cruz Jr, Daniela Cristina Rocha e Fernanda Mingote Colares Luz. “Acreditamos que esses alunos, que já estão inseridos nesse contexto do aprendizado em desenvolver projetos, trarão ótimas propostas condizentes com o que nos foi pedido e pela sua relevância”, afirma Fernanda Mingote.
A ideia principal é trazer conforto aos visitantes do memorial e mais descontração ao ambiente. Os poemas de Drummond e os traçados de Niemeyer devem nortear as propostas desenvolvidas pelos alunos da Una Itabira. “O que queremos é oferecer inovação a esse espaço tão importante para o município. Cores, iluminação, imobiliário, tudo pensado de forma harmoniosa e diferente”, ressalta Adilson Cruz.
O Café Literário, que ocupará a atual lanchonete, terá espaço para uma exposição permanente e venda de livros. O resultado do projeto vencedor será divulgado até a segunda quinzena de dezembro.