Desde que assumiu, a atual gestão da Prefeitura de Itabira tem se debruçado sobre os problemas de infraestrutura do município. Foram identificadas vias da cidade que demandam uma atuação mais ampla, com necessidade, inclusive, de substituição total do malha asfáltica. Uma delas é a rua Tabelião Valdemar de Alvarenga Lage, no bairro Água Fresca, que está em obras desde o fim do ano passado.
A empreitada é expoente de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) que visa a melhoria dos serviços públicos e a redução de necessidade de futuras intervenções.
De acordo com o coordenador técnico da SMOTT, Eduardo Barros, o objetivo é não cometer os mesmos erros do passado. “Acontecia de a secretaria recapear uma rua e daqui um mês ser identificada a necessidade de abrir um buraco na via para arrumar a rede de esgoto ou de água. Isso prejudica a estrutura que acabou de ser feita, exigindo um retrabalho que é desnecessário quando há um diálogo entre as partes envolvidas”, explica.
No caso da Valdemar de Alvarenga Lage, então, a SMOTT acionou o Saae antes de qualquer intervenção. A autarquia informou a necessidade de trocar toda infraestrutura subterrânea, executou os trabalhos e agora prepara o local para que a Secretaria de Obras faça o movimento final. “Isso garante a durabilidade da obra”, afirma Eduardo.
“Nós fomos consultados no início do planejamento e realmente identificamos a necessidade da substituição das redes de esgoto e água, já que estavam envelhecidas e com problemas frequentes. Fizemos a substituição e, por serem redes de longa extensão, a obra é complexa e demorada”, explica Júlio Saldanha, gerente de Operações do Saae.
Também por causa das chuvas, o Saae terá que revisar a compactação, o que já está sendo feito. Nos próximos dias, a SMOTT entra com o recapeamento completo de toda extensão da rua.
“Além da Valdemar de Alvarenga Lage, essa nova dinâmica entre a Obras e o Saae já está programada para atender à rua José Isidoro, no bairro Vila Piedade, e as ruas Vinte e Três, Vinte e Quatro e Dezenove, no bairro Colina da Praia, vias que receberão avaliação a respeito da rede de água e esgoto e também cobertura asfáltica”, finaliza Eduardo Barros.