Com prazo de pagamento previsto para o mês que vem, o IPVA 2022 foi lançado, de forma oficial, pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF). As regras para cobrança e pagamento do imposto foi publicado no Diário Oficial no último sábado (5).
A escala de pagamentos começa no dia 21 de março e vai até 31 de maio.
Para os proprietários de veículos que quiserem pagar o IPVA 2022 com desconto, o prazo para pagamento em taxa única vence entre os dias 21 e 25 de março, conforme o final da placa.
Esse também é o período para pagamento da primeira parcela, para os motoristas que quiserem dividir a cobrança do imposto em três parcelas.
Confira as datas de pagamento do IPVA 2022:
Arrecadação
O IPVA é a segunda maior fonte de renda do Governo de Minas, que espera arrecadar R$ 7,1 bilhões com o imposto ao longo do ano. Os recursos são divididos da seguinte forma:
– 40% para o Tesouro Estadual
– 40% para os municípios onde os carros são emplacados
– 20% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb)
Novidades
Neste ano, há duas novidades com relação ao IPVA. A primeira, como já dissemos é o prazo para pagamento. Para minimizar o impacto financeiro causado pela pandemia de covid-19, o governador Romeu Zema (Novo) autorizou o adiamento do prazo para a cobrança do imposto. Tradicionalmente, o IPVA começa a ser cobrado, junto a outros tributos, como o IPTU. Nesse ano, no entanto, a cobrança foi postergada para março.
Outra novidade é o congelamento do valor do imposto. No ano passado, Zema enviou, para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, um projeto de lei para limitar o reajuste do imposto ao valor da inflação – ou seja, cerca de 10%.
No entanto, o Legislativo resolveu votar um outro projeto de lei, que congelava o valor do imposto nos moldes do período anterior ao da pandemia. A proposta foi aprovada e sancionada pelo governador.
Fonte: Rádio Itatiaia