Muita gente aproveitou o feriadão de Carnaval para dar uma refrescada nas cachoeiras da Serra do Cipó, um dos principais pontos turísticos de Minas. A grande movimentação foi um respiro para as pousadas da região, já que o setor hoteleiro foi um dos mais atingidos negativamente pela pandemia. A proibição das festas carnavalescas na maioria das cidades do estado por causa da pandemia de Covid-19 pode ter contribuído para esse aumento.
As hospedagens ficaram cheias durante o feriadão e os comerciantes da região também aproveitaram o movimento. O presidente da Associação Comercial da Serra do Cipó, Júlio Barroso, afirma que as pousadas tiveram praticamente 100% de lotação. “Foi muito bom o movimento aqui na Serra do Cipó durante o carnaval. Nós tivemos praticamente 100% de ocupação das pousadas. Tivemos um movimento muito bom de um modo geral, nos bares, restaurantes, tudo ocorreu de uma forma muito pacífica, muito ordeira, sem aglomeração, sem nenhum problema com os turistas que vieram para Serra do Cipó”, comemorou.
Barroso acredita que a proibição do carnaval de rua em Belo Horizonte contribuiu para o aumento de turistas na Serra do Cipó. “Eu acho que o tempo ajudou, sol durante os dias de carnaval e o que ajudou também foi a ausência do Carnaval em Belo Horizonte. As pessoas ficaram com menos opção e vieram em massa para cá. Estamos muito satisfeitos com os resultados e esperamos que a semana santa a gente tenha um movimento parecido com o que nós tivemos agora no Carnaval”, contou.
O presidente da Associação Comercial afirma que, de modo geral, o movimento foi superior ao registrado no último ano. “No acumulado do ano, janeiro e fevereiro agora desse ano, os resultados são muito melhores do que no ano passado. Ano passado a gente ainda estava enfrentando as questões sérias da pandemia e prejudicou muito o funcionamento do comércio. A Serra do Cipó com chuva tem grande dificuldade de trazer turistas para cá. Esse ano melhor para questão da chuva, pelo menos durante o Carnaval, e principalmente pelo fato da pandemia estar mais controlada. Então nós estamos bastante otimistas para esse ano”, detalhou.
Júlio Barroso estima que durante o feriado da Semana Santa o movimento seja ainda maior. “A Semana Santa promete muito, a gente está bastante otimista de que terá um movimento recorde aqui na Serra do Cipó. A gente inclusive recomenda aqueles que querem vir passar aqui na Semana Santa, que façam as reservas, o mais rápido possível, porque quem deixar por último, provavelmente, vai ficar sem ônibus e sem hospedagem. A gente está preparado para receber com muita alegria os turistas que vem nos visitar e que venham desfrutar dessa maravilha que é a Serra do Cipó”, afirmou.
Fonte: Rádio Itatiaia