Motoristas que trafegam pela BR-381, na altura de Antônio Dias, na região do Vale do Aço, precisam estar atentos a um estreitamento na pista, próximo ao Km 298. Isso porque o asfalto da via, sentido Ipatinga, estufou e o trânsito é feito em apenas uma faixa.
A reportagem da Itatiaia apurou que o problema ocorre desde o dia 16 de fevereiro, quando surgiram trincas no topo de um talude às margens da rodovia. O colapso no trecho é semelhante ao que ocorreu no Km 321, em Nova Era.
Condutores que passam pelo local temem que o deslizamento de terra se intensifique e provoque a interdição total do trecho, o que dificultaria uma viagem do Vale do Aço no sentido a Belo Horizonte e vice-versa, já que a BR-381 é a principal ligação entre essas duas regiões.
Imagens enviadas à Itatiaia mostram a situação do asfalto no local. O trecho atingido pertence ao lote 3.1 das obras de duplicação da BR-381, que estão paradas.
A Itatiaia questionou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) sobre o problema, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.
Problema semelhante ocorreu em Nova Era:
Em janeiro deste ano, um trecho do km 321, na BR-381, em Nova Era, foi interditado por causa de um deslizamento de talude, que destruiu o asfalto. Com isso, o tráfego foi bloqueado e somente após mais de 15 dias, com a construção de um desvio provisório, foi possível retomar o fluxo de veículos no local.
Fonte: Rádio Itatiaia