Durante apresentação, foi explicado o aplicativo de participação popular e gestão colaborativa, Colab, uma das portas de entrada das demandas na Prefeitura de Itabira.
Em reunião com líderes comunitários, nesse domingo (06/03), na sede da Interassociação de Bairros de Itabira, a Ouvidoria Geral do Município fez uma apresentação sobre o Colab, ferramenta que é um canal de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura. É por meio desse aplicativo que a população pode solicitar serviços de reparo, obras e reformas, além de dar sugestões para melhorar a administração pública. A reunião teve como objetivo estreitar o relacionamento do governo com a população e divulgar os meios oficiais de interação entre cidadãos e município.
Os líderes comunitários foram orientados a baixar o aplicativo, fazer o cadastro e iniciar a interação direta com a administração pública. O aplicativo Colab foi lançado pelo Governo Municipal em agosto de 2021 para democratizar a participação cidadã e contribuir para a melhoria do serviço público.
O aplicativo foi apresentado pelo ouvidor Paulo Henrique Rodrigues da Silva. Ele ainda explicou sobre o funcionamento e os serviços prestados pela Ouvidoria. “A Ouvidoria é também um canal de acesso para informações, denúncias e sugestões. Explicamos isso para os líderes comunitários. Falamos também como acessar a ouvidoria e ainda que qualquer pessoa, seja física ou jurídica, pode ter acesso para informar uma demanda ou solicitação de melhor eficiência do serviço público,” esclareceu o ouvidor.
Ainda segundo Paulo Henrique, foi informado às lideranças comunitárias as novidades sobre a Ouvidoria, que irão acontecer em breve. Será implantada a Ouvidoria Digital e um novo número de telefone, com apenas três dígitos, para facilitar a comunicação.
“A Ouvidoria é a porta de entrada para que o cidadão possa requerer serviços públicos de qualidade, é o canal adequado para interação com a administração pública. Por isso, reforçamos que os canais oficiais de comunicação com o Governo são a Ouvidoria e o Colab,” enfatizou o ouvidor Paulo Henrique.
É intenção da Ouvidoria realizar outras reuniões, que serão agendadas posteriormente, para treinar as lideranças comunitárias, quanto ao uso efetivo do Colab. Os participantes passarão por capacitação e serão multiplicadores das vantagens do aplicativo para o atendimento à população.