Com o objetivo de conscientizar os servidores públicos sobre os efeitos e consequências do uso abusivo de álcool e outras drogas, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Assessoria de Governo, deu início na última sexta-feira (27/05) a um ciclo de palestras nos setores da administração municipal. A iniciativa pioneira ocorre com o apoio do Comitê Trabalhando com os Outros (CTO), do grupo Alcoólicos Anônimos (AA).
O assessor de diretoria da Assessoria de Governo, José Gomes, organizador do ciclo de palestras, explica que a intenção é levar a informação e o conhecimento sobre os riscos causados pelo alcoolismo a todos os servidores.
No primeiro encontro participaram funcionários das secretarias de Obras e de Serviços Urbanos. Conforme o secretário municipal de Obras, Eduardo Bastos, já foram identificados casos de servidores que necessitam de ajuda. “Essas reuniões serão de grande valia para ajudarmos nossos colegas”, falou. Já o secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio Penido Simas, lembrou da importância das informações serem disseminadas com os funcionários que não estavam presentes.
A importância de promover ações de conscientização foi destacada pelo prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT). Ele ponderou sobre a necessidade de oferecer aos servidores ajuda e apoio necessários para que a pessoa se recupere do alcoolismo. “É necessário motivar o nosso servidor e estendermos as mãos”, comentou. Endossando o discurso do chefe do Executivo, o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), reforçou que a saúde do trabalhador é o que mais importa na política de valorização dos servidores e que a administração não tem medido esforços para implementar ações que beneficiem cada vez mais o funcionalismo público.
Alcoólicos Anônimos
Membros do Comitê do AA explanaram sobre os desdobramentos gerados pelo consumo abusivo de álcool, como a violência doméstica, acidentes de trânsito, impactos gerados na saúde e ambiente de trabalho, além das consequências negativas para as famílias. Eles também deram depoimentos de como conseguem a sobriedade diária com a ajuda do AA.
O evento também contou com a participação do secretário municipal de Administração, Gilberto Barcelos, das secretárias de Educação, Maria do Sagrado, Assistência Social, Marinete Morais e Saúde, Raquel Drumond. Além do assessor de Governo, Gentil Bicalho, chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva e a engenheira de Segurança do Trabalho, Renata Freitas. Todos eles enriqueceram o debate sobre o tema proposto.