O vereador Agnaldo Vieira Gomes “Agnaldo Enfermeiro” junto com professores do Unopar, Centro de Educação Roberto Porto (Cerp) e estudantes do curso de enfermagem, além dos alunos da fanfarra da Escola Municipal Antônio Camilo Alvim caminharam por avenidas de Itabira chamando a atenção para importância da prevenção do câncer de próstata. O médico urologista Fernando Bicalho proferiu palestra sobre o tema e tirou dúvidas. Nem mesmo a chuva intimidou e o tempo acabou cooperando com uma estiagem.
A concentração foi ao lado da rodoviária de onde o grupo partiu pela avenida João Pinheiro, fazendo apitaço e abordando pessoas, principalmente homens, para entregar panfletos alusivos à campanha. Depois de contornar a praça Acrísio Alvarenga, os manifestantes subiram pela avenida Carlos Drummond de Andrade até o sinal em frente a Câmara Municipal e depois pela avenida Daniel Jardim de Grisolia. De lá, pela rua Irmãos d`Caux foram até o ginásio poliesportivo onde o urologista fez uma explanação sobre a importância da prevenção.
Segundo, Fernando Bicalho homens negros estão mais propensos a desenvolver este tipo de câncer e que apesar do toque retal ser recomendado a cada dois anos a partir do 45 anos, já aos 40 anos é importante faz o exame de sangue para verificar a qualidade do PSA e consultar um médico anualmente para verificar possível alteração na próstata.
Evitar carnes vermelhas e ter uma vida sexual saudável são alguns dos ingredientes passados pelo médico para manter a próstata saudável.
EM TEMPO – Antígeno prostático específico ou PSA é uma enzima (glicoproteína) com algumas características de marcador tumoral ideal, sendo utilizado para diagnóstico, monitorização e controle da evolução do carcinoma da próstata (ou câncer de próstata)