Com um golaço que levou à vitória sobre o Botafogo, por 1 a 0, no estádio Nilton Santos, e à liderança provisória do Campeonato Brasileiro, com 31 pontos, o argentino Zaracho foi o fator de desequilíbrio do Atlético e ainda ajudou a tirar a pressão sobre o seu compatriota, o técnico Turco Mohamed.
Apesar da possibilidade de assumir o primeiro lugar isolado ao fim da rodada – terá que torcer por derrota do Palmeiras, que tem 30 pontos, para o Cuiabá, em confronto que será realizado nesta segunda, em São Paulo – o clube mineiro não fez uma partida de encher os olhos, sofrendo para conquistar o resultado.
A equipe de Mohamed mostrou mais uma vez os problemas de organização evidenciados na eliminação da Copa do Brasil, para o Flamengo, no meio de semana. A sorte do Galo é que Zaracho que estava numa noite inspirada. Já no primeiro tempo havia cabeceado uma bola no travessão.
O time entrou em campo com duas mudanças: na zaga, Igor Rabello entrou no lugar de Nathan Silva, enquanto Vargas assumiu a posição de Ademir no ataque. As alterações não surtiram muito resultado, com o Atlético vivendo bons e maus momentos durante o primeiro tempo.
Apesar de ter tomado as rédeas do jogo desde o início, com mais posse de bola, os donos da casa, desfalcados de 12 jogadores, entre machucados e suspensos, mostraram intensidade, criando contra-ataques perigosos. Mas foi o atual campeão da competição quem teve a melhor chance, nos pés do chileno.
Vargas entrou na área e chutou para o gol, com a bola batendo no corpo do zagueiro Philipe Sampaio. O rebote foi do próprio chileno, que arriscou novamente, desta vez com Kanu tirando em cima da linha. O árbitro Raphael Claus marcou pênalti no primeiro lance, mas anulou após revisão do VAR.
No segundo tempo, depois de Nacho perder uma chance embaixo do gol, o alívio veio com outro argentino: quase sem ângulo, Zaracho marcou de cobertura. Com o Fogão em cima para buscar o empate, o segundo quase veio ao final, em arremate de Keno, mas foi apontado impedimento.
Na quinta-feira, o Galo volta a campo para enfrentar o Cuiabá, novamente fora de casa.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 1 ATLÉTICO
BOTAFOGO – Douglas Borges; Saraiva, Philipe Sampaio, Kanu, DG (Lucas Mezenga); Tchê Tchê, Luís Oyama (Del Piage), Lucas Fernandes, Vinícius Lopes (Lucas Piazon); Erison (Matheus Nascimento) e Gustavo Sauer (Jeffinho). Técnico: Luís Castro
ATLÉTICO – Everson; Mariano, Igor Rabello (Nathan Silva), Junior Alonso, Guilherme Arana; Allan, Jair (Otávio), Zaracho (Réver) e Nacho Fernández (Keno); Vargas (Ademir) e Hulk. Técnico: Turco Mohamed
Motivo: 17ª rodada da série A do Campeonato BrasileiroData: 17 de julho de 2022 (domingo)
Local: Rio de Janeiro
Estádio: Nilton Santos
Arbitragem: Raphael Claus, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Evandro de Melo Lima
Cartões amarelos: Tchê Tchê, DG, Erison, Del Piage, Lucas Mezenga (Botafogo), Igor Rabello, Allan, Mariano (Atlétco)
Gols: Zaracho, aos 9 minutos do segundo tempo
Fonte: Hoje Em Dia