O confronto desta quarta-feira (19) do Cruzeiro, válido pela 19ª rodada, não é apenas mais um passo rumo à Série A do Campeonato Brasileiro. É também mais uma chance de se livrar de uma sina que persegue o time nos últimos anos: às 19h, no estádio Rei Pelé, a Raposa enfrenta o CSA, equipe cujo time mineiro não consegue vencer desde 2019, ano do rebaixamento e quando o clube alagoano se tornou um dos protagonistas na trágica história.
Ao todo, foram seis jogos no período, com dois empates e quatro derrotas, sendo as duas últimas na Série B de 2021. Porém, esse não é o maior foco do elenco comandado por Paulo Pezzolano, que pode chegar aos 44 pontos com uma vitória e fechar o turno com a melhor campanha da primeira metade do Brasileirão na história, ao lado do Vitória de 2012.
Vindo de um triunfo suado em casa sobre o Novorizontino, o Cruzeiro tem dois desfalques: do lateral-direito Geovane Jesus e do zagueiro Zé Ivaldo, suspensos, sem contar o atacante Jajá, o meia João Paulo e o volante Willian Oliveira, lesionados. Se o técnico uruguaio optar por manter o esquema com três zagueiros, é provável que Wagner entre para fazer trio com Eduardo Brock e Lucas Oliveira.
Outra opção é Luís Felipe, de 21 anos, que acabou de ser regularizado após deixar o PSV. O jovem atacante Stênio, revelado na Toca e que volta após passagem pelo futebol italiano, viajou para Maceió e deve ser opção no banco de reservas.
“É uma partida bem importante. Venho treinando, trabalhando muito nestes últimos dias. Acredito que se o professor precisar, estou pronto para corresponder à altura do que a equipe vem jogando e aproveitar a oportunidade”, cravou Stênio.
Independentemente do resultado e da vantagem na ponta da tabela, não haverá tempo para descanso. No sábado (23), às 16h, o Cruzeiro pega o Bahia no Mineirão, em duelo direto pela volta à elite do futebol nacional.
CSA
Na zona de rebaixamento com 19 pontos, o CSA não faz boa campanha, porém, vem de três pontos somados na 18ª rodada: ganhou do lanterna Vila Nova por 2 a 1, em Goiânia. O treinador Albert Valentim, inclusive, pode repetir a escalação diante da Raposa.
Visando sair do Z-4, o Azulão tentará fazer do fator casa um alento, visto que terá pedreira pela frente para alcançar este objetivo. O atacante Lucas Barcelos, que deve começar entre os 11, falou sobre o confronto contra o líder.
“O Cruzeiro vem fazendo uma grande competição, de alto nível. Sabemos da força deles, mas estaremos em casa, diante da nossa torcida, e temos que vencer. Só a vitória nos interessa. O grupo está muito concentrado para essa partida”, disse.
FICHA TÉCNICA
O quê: CSA x Cruzeiro
Quando: quarta-feira, 20 de julho de 2022, às 19h (de Brasília)
Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B
Onde: estádio Rei Pelé, em Maceió
Provável CSA: Marcelo Carné; Diego Renan, Wellington Nascimento, Lucão e Edson; Geovane, Giva Santos e Gabriel; Osvaldo, Lucas Barcelos e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Alberto Valentim
Provável Cruzeiro: Rafael Cabral; Eduardo Brock, Lucas Oliveira e Wagner; Léo Pais, Neto Moura, Adriano, Filipe Machado (Fernando Canesin) e Matheus Bidu; Edu e Luvannor. Técnico: Paulo Pezzolano
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (SP); Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP). VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Transmissão: Premiere e rádio Super 91,7 FM
* Da Redação O Tempo