Com ambiente renovado no clube e entre os torcedores, após a demissão de Antonio ‘Turco’ Mohamed e a volta de Cuca, o Atlético entra em campo neste domingo, às 18h, no Mineirão, para enfrentar o Corinthians, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com quase 50 mil ingressos vendidos até esse sábado (23), o Gigante da Pampulha estará lotado para o duelo que vale a vice-liderança.
O Atlético está na terceira posição, com 32 pontos, mesma pontuação do Corinthians, que ocupa o segundo lugar e está à frente do Galo por ter mais vitórias: nove contra oito. Quem vencer, poderá reduzir a diferença para o líder Palmeiras, que tem 36 e recebe o Internacional, às 16h, no Allianz Parque.
Acompanhe, a partir das 16h, a Jornada Esportiva na Itatiaia. Narração de Hugo Sérgio, comentários de Léo Figueiredo, reportagens de Cláudio Rezende, Rubens Junior e Paulo Azeredo, análise de arbitragem com Márcio Rezende e análise de números por Domingos Sávio Baião e ancoragem e plantão de João Vitor Cirilo.
Cuca só chegará à Belo Horizonte na segunda-feira (25). Por isso, o time será comandado neste domingo pelo auxiliar fixo Lucas Gonçalves, que já tinha dirigido a equipe em alguns jogos na transição até a chegada do treinador em 2021.
Apesar da má fase com o Turco Mohamed, o Galo sustenta uma invencibilidade de oito jogos no Brasileirão (quatro vitórias e quatro empates). A última derrota foi no 5 a 3 para o Fluminense, no dia 8 de junho, no Maracanã.
Para a partida, Lucas Gonçalves terá o importante retorno do atacante Hulk, que foi poupado no empate com o Cuiabá, na Arena Pantanal, devido à fadiga muscular. Outras novidades no time titular devem ser as voltas do lateral Mariano, do volante Allan, do meia Nacho e do atacante Keno, que iniciaram no banco no duelo no Mato Grosso.
De volta ao clube, o zagueiro Jemerson pode ser relacionado pela primeira vez para ficar no banco. Outro que pode retornar entre os suplentes é o lateral-esquerdo Dodô, recuperado de covid-19.
Por outro lado, o Galo não deverá contar com o atacante Eduardo Sasha, que desfalcou o time contra o Cuiabá com uma tendinite na coxa.
No Corinthians, o técnico Vitor Pereira ganhou uma baixa de última hora: com dores lombares, o goleiro Cássio não viajou para Belo Horizonte. O substituto será o gigante Carlos Miguel, de 2,04m de altura. O jogador de 23 anos nunca jogou na equipe principal e fará a estreia entre os profissionais.
Além de Cássio, os outros desfalques são o meia Renato Augusto, em recuperação de lesão na região da panturrilha, e o centroavante Júnior Moraes, que também está lesionado.
Outra mudança certa está na lateral-direita. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Rafael Ramos será o substituído por Fagner.
Contratado recentemente, o zagueiro Balbuena pode reestrear pelo Timão neste domingo e pode ser outra alteração na equipe que começará contra o Galo.
ATLÉTICO x CORINTHIANS
Atlético: Everson; Mariano, Igor Rabello, Alonso e Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Keno e Hulk. Técnico: Lucas Gonçalves (auxiliar)
Corinthians: Carlos Miguel; Fagner, Gil (Balbuena), Raul Gustavo e Fábio Santos; Cantillo, Maycon e Du Queiroz; Willian, Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira
Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: domingo, 24 de julho de 2022
Horário: 18h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Fonte: Rádio Itatiaia