O exército sírio tomou nesta segunda-feira (27), do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) o controle de oito localidades na província de Deir ez-Zor, na zona fronteiriça com o Iraque, informou o Ministério da Defesa do país. A informação é da agência EFE.
Em comunicado em seu site, o orgão explicou que as Forças Armadas sírias, em cooperação com seus aliados, recuperaram o controle da cidade de Al Asharah e dos povoados da Al Garbia, Al Duir, Mahkan, Dablan, Subaian, Al Shakma e Suidan.
Segundo a nota, os soldados mataram dezenas de jihadistas e apreenderam um grande arsenal de armas e munição durante a operação. Entre os extremistas abatidos pelo exército sírio havia vários dirigentes destacados do EI, como Abu Youssef al Iraqi, conhecido como o “emir dos carros-bomba”, e Ibrahim Ramadan al Sheikh, “emir” do EI na bacia do rio o Eufrates, entre outros.
Durante as operações contra os radicais, as Forças Armadas sírias destruíram ainda 50 veículos do EI equipados com armas automáticas pesadas e 17 carros-bomba.
Atualmente, as forças sírias, apoiadas pela aviação da Rússia, controlam mais de 52% da província de Deir ez-Zor, onde avançaram nos últimos meses frente ao EI, que já perdeu as principais cidades da região – sua capital homônima, Al-Bukamal e Al Mayadin.
O EI proclamou um “califado” na Síria e no Iraque no final de junho de 2014 e, no mês seguinte, tomou o controle de quase toda Deir ez-Zor, exceto alguns bairros da sua capital e o aeroporto militar. (Da