Subiu para 111 o número de caos confirmados de varíola dos macacos (monkeypox) em Minas Gerais. A informação foi divulgada na noite desta quinta-feira (11) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), sendo que, em 24h, 9 novos registros da doença foram verificados por exames laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Do total de registros, BH é a cidade com maior número, com 80 deles.
Ainda de acordo com a pasta, até agora outros 232 casos foram descartados e ainda existem 423 em investigação. Os casos em apuração pelo Estado apresentaram um aumento de 21,6%, já que, no boletim anterior, de quarta-feira (10), eram 102 casos confirmados e 355 casos suspeitos.
“A SES-MG informa que, até o momento, os demais casos confirmados são todos do sexo masculino, com idades entre 21 e 55 anos. Um paciente confirmado para Monkeypox encontra-se em internação hospitalar por necessidades clínicas. Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados pelas Secretarias Municipais. Até o momento, apenas o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária, completou a secretaria.
No dia 28 de julho, Minas registrou a primeira morte do Brasil em decorrência da varíola dos macacos. A vítima foi um homem de 41 anos, morador de Belo Horizonte e natural de Pará de Minas.
Fonte: O Tempo