Um problema técnico com um dos monitores principais foi a causa do cancelamento.
O lançamento do novo foguete da Nasa para a Lua foi cancelado nesta segunda-feira (29/08) devido a um problema técnico com um de seus motores principais, informou a agência espacial dos Estados Unidos, acrescentando que a solução levará ao menos alguns dias.
A próxima data possível de lançamento da missão não tripulada, que marcará o início de Artemis, o grande programa espacial dos Estados Unidos de retorno à Lua, é na sexta-feira, 2 de setembro.
Entenda
A Nasa levou o foguete da missão Artemis 1, que tem como destino a Lua, para a base de lançamento na Flórida. A primeira janela de lançamento foi fixada para 9h33 (horário de Brasília) do dia 29 de agosto (segunda-feira). Em caso de adiamento, as outras duas datas possíveis são 2 de setembro, às 13h48, e 5 de setembro, às 18h12.
O objetivo da Nasa é estabelecer uma presença humana de longo prazo na Lua, tendo em vista a exploração do espaço profundo, principalmente o planeta Marte. Chamado Sistema de Lançamento Espacial (SLS na sigla em inglês), o veículo inclui a cápsula Orion e já está instalado na torre de partida no Centro Espacial Kennedy.