Uma notícia que alegrou muito a comunidade são-gonçalense na quarta-feira (31/08). A matriz de São Gonçalo do Amarante foi parcialmente liberada para a realização de missas e demais atividades religiosas.
O Boletim emitido pelo Corpo de Bombeiros restringiu o acesso apenas as torres e coro da igreja. Também serão restritos o estacionamento do Adro, visando evitar riscos aos proprietários de veículos, abalo ao patrimônio e a população de modo geral. O pároco, Francisco César da Cruz informou que após limpeza e verificação da sonorização da igreja, missas, batizados e casamentos voltarão a acontecer no local.
A decisão de reabertura da matriz foi tomada após reunião com o responsável por laudo emitido em 2021, o engenheiro Richer Silvério Lucas que na época apontou questões referentes a conservação do patrimônio. Após a reunião, a comissão formada por representantes da Secretaria de Obras, Secretaria de Cultura, Conselho de Patrimônio, Setor de Trânsito, Bombeiros, Defesa Civil e Paróquia realizaram uma visita ao local e imediações. O parecer do corpo de Bombeiros Militar foi emitido na tarde do mesmo dia, respaldando a reabertura da Matriz.