Número é resultado da melhora na gestão da Saúde.
De janeiro a julho de 2022, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 14.761 consultas com especialistas. Os números abrangem atendimentos feitos diretamente pelo município e os realizados via Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi).
O maior número de consultas foram as de ortopedia, num total de 3.510. Em seguida, cardiologia com 2.001. Os atendimentos com oftalmologistas também tiveram um número expressivo, 1.594. Outros destaques foram as consultas com cirurgião geral 1.236, dermatologista 972, urologista 877, nefrologista 726, endocrinologista 649 e mastologista 516.
A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, explicou que o aumento dos números são resultado de um trabalho de excelência na gestão. “Organizamos melhor o nosso trabalho na marcação e agendamento”, afirmou.
Menor tempo
Raquel Drumond enumerou as várias ações que foram tomadas desde o início do mandato, gerando um trabalho tão efetivo. A primeira providência foi diminuir o intervalo no tempo de marcação de consultas. “Antes, os atendimentos eram agendados com seis meses de antecedência e, dependendo do especialista demorava até um ano. Diminuímos esse tempo para até 90 dias”, enfatizou a secretária.
Outra ação foi a entrega da guia do paciente em data mais próxima da consulta. “Às vezes, as pessoas esquecem o dia e isso causa a perda do agendamento”, esclareceu Raquel Drumond. Ao entregar a guia, a Secretaria de Saúde passa um formulário ao paciente. Caso não possa ir, ele é orientado a ligar para o setor, avisando sobre o cancelamento para dar tempo de colocar uma outra pessoa na agenda do médico que iria atendê-lo.
Mais especialistas e integração com o Cismepi
O aumento na oferta de especialistas foi outra providência tomada pela atual administração. “Aumentamos a oferta contratando mais profissionais”, revelou a secretária.
O trabalho integrado com o Cismepi também tem rendido bons resultados. Agora o município conta com um servidor que trabalha exclusivamente com o agendamento de consultas junto ao consórcio. Além disso, representantes da Secretaria de Saúde fazem reuniões mensais com o Cismepi buscando solucionar as falhas.
“Também fazemos uma avaliação do nosso serviço. É um processo contínuo de aprimoramento”, argumentou Raquel Drumond.
A coordenadora da Central de Marcação de Consultas, Maria Perpétua Euzébio Aguiar “Petinha”, informou que ao centralizar todos os especialistas da Prefeitura em um só local, a Secretaria de Saúde facilitou o controle dos agendamentos e a assiduidade dos pacientes nas consultas. “Estamos caminhando para um sonho nosso, que é conseguir marcar as consultas sem que a pessoa precise esperar muito tempo para ser atendida”, concluiu.