O América venceu o Corinthians por 1 a 0 no Independência, em Belo Horizonte, na noite deste domingo (18) pelo Campeonato Brasileiro. O triunfo amplia a invencibilidade do Coelho na temporada para nove jogos (cinco vitórias e quatro empates), e marca ainda a primeira vitória americana sobre o Timão no Independência.
Os primeiros 45 minutos foram de superioridade do América, mesmo sem mudanças no placar. O Coelho dominou as ações no meio campo, pressionou ambas as laterais do Corinthians e registrou mais que o dobro de finalizações, mas pecou na pontaria e não aproveitou as oportunidades criadas.
A equipe paulista, por sua vez, começou o jogo com um time mais alternativo, deixando os principais nomes no banco de reservas. A opção de Vítor Pereira não ajudou o time, que teve dificuldades para criar, e contou com falhas do goleiro Matheus Cavichioli para oferecer perigo ao gol americano, apesar de também não ter convertido chances em gols.
Na segunda etapa, o Corinthians assumiu o controle, especialmente com as entradas de Du Queiroz e Yuri Alberto. Ao contrário do primeiro tempo, o Timão conseguiu construir no meio campo, e deu mais equilíbrio ao jogo, incluindo ações mais presentes no ataque.
Entretanto, quem abriu o placar foi o América. Aos 31′, após cruzamento na área, Mastriani escorou e Juninho, também de cabeça, só empurrou para o fundo das redes. A partir de então, o Coelho se fechou no campo de defesa, e praticamente entregou a bola ao Corinthians. O rival tentou de várias formas, mas não conseguiu infiltrar na zaga americana antes do apito final.
Com a vitória, o América chega a 39 pontos, assume a 8ª posição e encosta no Atlético, que tem um ponto a mais e é o 7º. O Coelho está quatro pontos atrás do G6, restando 11 jogos para o fim do campeonato. O Corinthians, por sua vez, fica com 44 pontos, e ocupa a 5ª colocação do Brasileirão.
AMÉRICA 1X0 CORINTHIANS
América: Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres (Patric), Ricardo Silva, Éder e Marlon; Juninho, Alê e Benitez (Índio Ramirez); Matheusinho (Iago Maidana), Felipe Azevedo (Aloísio) e Henrique Almeida (Mastriani). Técnico: Vágner Mancini.
Corinthians: Cássio, Léo Mana (Robson Bambu), Bruno Méndez, Raul Gustavo e Lucas Piton; Xavier (Du Queiroz), Roni (Fausto Vera) e Adson (Renato Augusto); Giuliano, Mateus Vital e Róger Guedes (Yuri Alberto). Técnico: Vítor Pereira.
Gol: Juninho (31′ 2T)
Cartões Amarelos: Benitez (América); Raul Gustavo, Bruno Méndez, Roni (Corinthians)
Motivo: 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: domingo, 18 de setembro de 2022
Horário: 18h
Local: Independência, Belo Horizonte
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
Quarto árbitro: Michel Patrick Costa Guimarães (MG)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
FONTE: RÁDIO ITATIAIA