Jogos Estudantis Monlevadense (JEM) seguem até o final do mês.
Uma média de 500 estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública e particular do município participa dos Jogos Estudantis Monlevadense (JEM) que seguem até o final do mês. Os alunos disputam as modalidades xadrez, handebol, vôlei e futsal no masculino e feminino.
O evento é organizado pela Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e conta com a adesão de dez escolas participantes: as municipais Germin Loureiro e Governador Israel Pinheiro (Emip), as estaduais Luiz Prisco de Braga, Dona Jenny Faria, Geraldo Parreiras e Manoel Loureiro, além do Centro de Educação Roberto Porto (Cerp), Escola Kennedy e Colégio Cesp.
Somente no xadrez foram mais de 60 alunos inscritos. Na última quinta-feira (10/11), o grupo esteve no salão de eventos do Sindicato dos Metalúrgicos para as partidas. Raciocínio e concentração estão entre os benefícios da prática que estimula a paciência e o planejamento estratégico. É o que comenta a professora de educação física da Escola Municipal Germin Loureiro (Vale do Sol), Rose Machado. “É muito importante essa competição do xadrez para a desenvoltura dos alunos, tanto na socialização, quanto na concentração”, destaca.
O secretário responsável pela pasta, Samir Gomes,avalia que a adesão das escolas e alunos foi muito positiva. Segundo ele, depois de dez anos sem a realização dos Jogos Estudantis, a Prefeitura e os professores de educação física da cidade conseguiram a adesão das escolas e a participação dos alunos. “A importância dos jogos além da competição e da qualidade de vida é a socialização, cooperação, respeito e inclusão social entre os estudantes”, disse.