A Câmara Municipal de João Monlevade entregou na noite dessa terça-feira (29/11), a “Medalha de Honra ao Mérito Cultural Leonardo Diniz Dias”. Os agraciados deste ano foram o jornalista Anselmo de Oliveira, o colunista Márcio Naoto Suzuki e o professor e regente, Vicente Soares.
Os homenageados foram escolhidos por uma comissão formada pelos vereadores Doró da Saúde (PSD) e Vanderlei Miranda (PL), pelo jornalista e professor, Breno Eustáquio, pelo jornalista José Carlos Rolla, e pelo Professor, Geraldo Eustáquio Ferreira (Dadinho).
O primeiro a receber a medalha foi o senhor Vicente Soares. Ele é formado em Letras e pedagogia e pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela PUC Minas. Foi diretor da Escola Estadual até o ano de 1984. Atuou também como professor de língua portuguesa e literatura brasileira. No campo das artes, Vicente Soares, sempre militou no setor musical, sendo compositor e arranjador de música coral, entre outras. Recriou, com o saudoso José de Alencar Rocha, o Coral Monlevade, sendo seu regente titular, de 1966 a 1973. Foi regente do Coral Cantata Renascentista, e é co-fundador e regente do Coral “Arte das Artes”, criado pela FUNCEC. Hoje, este coral é autônomo e o senhor Vicente continua como regente.
Por motivos pessoais, ele não pode comparecer à solenidade e por isso, recebeu a Medalha em sua casa. Na oportunidade, senhor Vicente falou da satisfação em ser homenageado. “Me sinto agradecido por ter sido lembrado para receber esta medalha. Sou apenas um tijolinho que contribuiu para o cenário cultural da nossa cidade.”
Também recebeu a homenagem, o jornalista Anselmo de Oliveira. Ele iniciou sua carreira na imprensa em 1992 como colunista social no extinto jornal Folha da Região e posteriormente atuou em vários veículos de comunicação na cidade. Em 2000, teve uma coluna no extinto jornal, “O Mistifório”, e no Gazeta Regional, onde criou o evento Miss Afro Monlevade, que foi realizado pela primeira vez, em 12 de maio de 2000, no Ideal Cube e contou com 68 inscrições, resultando 14 participantes, sendo vencedora Simone Venâncio. O evento está em sua 19ª edição e contou com mais de 400 participações. Anselmo também é proprietário do site Babados e Badalos.
Emocionado, Anselmo relatou a alegria em receber a Medalha. Ele lembrou da primeira edição do “Miss Afro”, quando, segundo ele, muitos desacreditaram o projeto e o chamaram de sonhador. “O evento Miss Afro não é mais um sonho. É uma realidade de 19 anos. Tornamos respeitados e reconhecidos por todos, realizando o maior e mais tradicional evento de concurso de beleza do Médio Piracicaba”.
Por fim, Marcio Suzuki também foi condecorado com a medalha. Ele foi servidor público concursado na prefeitura de Monlevade, na gestão do saudoso ex-prefeito Leonardo Diniz Dias. Trabalhou na Fundação Casa de Cultura, e também participou do Conselho Curador da fundação. Na época em que atuou no órgão, foi implantada a escola de música e os festivais, entre eles o da canção e o de inverno. Ainda no Executivo, atuou nas secretarias de planejamento, comunicação, educação e escritório de qualidade total. Na área da Comunicação Social, foi colunista do Jornal Hora H (de Itabira), de outros jornais e revistas locais, além de ser o colunista do Jornal Bom Dia, onde está desde sua fundação, no ano de 1998. Colunismo social, fotografia, design gráfico, editoração e outras tantas funções neste período se somam a seu currículo. Além disso, Márcio foi proprietário do restaurante Tókio, com foco na culinária japonesa, que atualmente atende exclusivamente pelo serviço de delivery.
Por sua vez, Márcio se mostrou agradecido com a comenda. “Estou muito feliz e honrado em receber essa tão importante homenagem. Dedico esta Medalha à minha família, em especial à minha mãe e aos amigos sempre presentes”.
Os vereadores Vanderlei Miranda (PL), Belmar Diniz (PT) e a diretora da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio, parabenizaram os indicados pela homenagem e destacaram a importância da Medalha que valoriza o setor cultural do município.
Além de destacar a atuação dos homenageados, o presidente da Casa, Gustavo Maciel, ressaltou que “o município tem vivido um momento favorável à cultura e às artes” e que as ações desenvolvidas, tanto pelo Executivo quanto o Legislativo, contribuem para fomentar e enaltecer a cultura no município.
A solenidade foi encerrada com a apresentação do Coral Monlevade. Também como parte do evento, trabalhos dos artesãos membros da SolidariArte foram expostos no prédio da Câmara, onde permanecerão até sexta-feira.
Sobre a Medalha Mérito Cultural
A “Medalha de Honra ao Mérito Cultural Leonardo Diniz Dias” foi criada por meio da Resolução 464, de agosto de 2008, com o intuito de reconhecer o trabalho de pessoas ou grupos que tenham atuação de destaque na área cultural. A medalha leva o nome do saudoso Leonardo Diniz Dias, ex-vereador e ex-prefeito do município, por sua relevante contribuição para a cultura monlevadense.