O evento foi realizado na Associação dos Aposentados onde foram eleitos delegados para a etapa Estadual.
O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura de João Monlevade, realizou na última terça-feira (6/12), a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi realizado durante todo o dia na Associação dos Aposentados e Pensionistas onde foram eleitos delegados para a etapa estadual em 2023.
O evento discutiu a criação de propostas de ações e políticas públicas que garantam os direitos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia. Este ano, o tema central é “A situação dos direitos humanos de crianças e dos adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
Em seu discurso, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), destacou a importância da participação da sociedade civil organizada nos conselhos municipais e no seu fortalecimento e, assim, contribua junto com o governo para a efetivação de políticas públicas. “As crianças de João Monlevade são a razão de estarmos nessa conferência e também no governo municipal. Administramos a Prefeitura para as pessoas que mais precisam do poder público e contamos com a contribuição de todos para administrar a cidade”, comentou.
Em sua fala, o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), parabenizou o chefe do Executivo pelo resgate da participação popular nos conselhos municipais e os investimentos na área infantojuvenil como a retomada da obra da creche no José Alencar, instalação de parquinhos nas praças e escolas da cidade, bem como a ampliação dos núcleos da Fundação Municipal Crê-Ser.
Durante a abertura do evento estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais; o presidente do CMDCA, pastor Reginaldo Campanatti; a diretora executiva da Fundação Crê-Ser, Helenita Pinto Melo Lopes; a estudante representante dos adolescentes, Jéssica Rodrigues; a secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond; o vereador e líder do Governo na Câmara, Belmar Diniz (PT) e a antiga secretária executiva dos conselhos municipais, Silma Sídia de Moura Costa.
Após a abertura oficial, os presentes foram distribuídos em cinco eixos temáticos. Todos os eixos apresentaram propostas que em seguida foram aprovadas em plenária.
O documento base da Conferência Nacional pode ser acessado em https://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/conferencias/Crianca_Adolescente_XII/documento-base-12-cndca.pdf