A
O Decreto Municipal 3445/2017 trata do regulamento do Cemitério do Município e estabelece as regras para sepultamento. O local será administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Política Urbana, obedecendo ao regimento desta Lei.
Ao todo, são 265 gavetas, distribuídas em sete andares e com durabilidade superior a 50 anos. As peças não possuem emendas, são únicas, tendo como matéria-prima a fibra de vidro e garrafa pet. Cada túmulo construído equivale a 167 garrafas a menos no meio ambiente.
Assim, como as gavetas não possuem nenhum poro, por consequência, não há vazamento de líquidos oriundos da deterioração dos corpos, evitando, deste modo, a passagem de gases para o local de circulação de funcionários e visitantes.
Leia mais
Santa Bárbara inaugura primeiro cemitério vertical de Minas em dezembro
O sistema rotativo soluciona a necessidade de novas sepulturas com o passar do tempo, visto que, os corpos permanecem nas gavetas por três anos, no processo de decomposição, e, então, são redirecionados para o ossuário.
Ainda nesse contexto, uma cabine, acoplada às gavetas, guarda o Módulo de Controle e Comando (MCC), que monitora a pressão, a temperatura e a umidade de cada túmulo. Neste espaço também está localizado o sistema de tratamento de gases.
O Cemitério Municipal fica aberto para visitação de 7h às 16h, todos os dias, com exceção do dia de Finados, quando o horário pode ser estendido.