Maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite morreu na manhã deste domingo (8), aos 68 anos, no Rio de Janeiro. Desde o fim de 2021, o ex-jogador vinha lutando contra um câncer no intestino.
Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols, Dinamite também é quem mais marcou no Campeonato Carioca, com 279 tentos anotados.
Considerado uma lenda no clube carioca, onde conquistou um Brasileirão (1974) e cinco Estaduais (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992), Roberto atuou por 21 temporadas com a camisa vascaína, e marcou 617 gols. Além da marca expressiva, o ex-atacante fez 1022 jogos pelo Cruz-Maltino – o atleta com mais partidas pelo clube – e é o artilheiro de São Januário, com 184 gols.
O anúncio da morte de Dinamite foi feito por Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro e torcedor declarado do Vasco.
Jogo histórico da carreira
Após uma curta passagem de três meses pelo Barcelona, Dinamite voltou ao Vasco em 1980 e, no dia 4 de maio, fez, talvez, o melhor jogo da carreira.
Em jogo válido pela 2ª fase do Campeonato Brasileiro daquele ano, Dinamite fez todos os cinco gols do Vasco na goleada sobre o Corinthians, de Sócrates, por 5×2, depois de dar seis chutes no duelo. Cerca de 100 mil torcedores estiveram no Maracanã naquele dia.
CBF prestou condolências
Por meio de um comunicado enviado à imprensa, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, lamentou a morte do ídolo vascaíno.
“O Roberto Dinamite foi um dos maiores jogadores da história do nosso futebol. Além de entrar para a bela história do Vasco, ele encantou os fãs do futebol em todo o mundo. A CBF se solidariza com os familiares e com os fãs do artilheiro”, disse.
Seleção Brasileira
Nome histórico do Vasco, Roberto Dinamite também vestiu a camisa da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1978, na Argentina. Na ocasião, ao todo, em cinco partidas, o ex-atacante marcou três gols.
Pela amarelinha, Dinamite anotou 25 gols em 47 confrontos. No período, foram 28 vitórias, 14 empates e cinco derrotas.
Câncer no intestino
Em batalha contra um câncer no intestino desde dezembro de 2021, Roberto Dinamite, que também foi presidente do Vasco e deputado estadual pelo Rio de Janeiro por cinco mandatos, precisou passar por cirurgias desde então.
Em abril do ano passado, o ex-camisa 10 foi homenageado com uma estátua em São Januário. Na ocasião, mais de 3 mil torcedores estiveram no estádio para reverenciar o ídolo.
Fonte: Rádio Itatiaia