Na próxima semana, Itabira recebe a sexta edição da Pedra Que Brilha – Mostra de Cinema de Itabira, no período de 26 a 29 de janeiro, com exibição de longas e curtas-metragens, shows, exposição, oficinas e debates.
As atividades começam, na quinta-feira, dia 26 de janeiro, às 18h30, na Sede da Associação do Quilombo Morro Santo Antônio, com a exibição de curtas-metragens produzidos por integrantes do Quilombo nas oficinas da Mostra, além de curtas selecionados pela curadoria da PQB.
Nos dias 27 e 28 de janeiro, sexta-feira e sábado, será a vez da Serra dos Alves receber atividades da Pedra Que Brilha com exibições, finalizando as noites com shows do grupo Filhos da Serra, na sexta-feira, e da cantora Áurea Gold, no sábado.
Durante a tarde de sábado, na Serra dos Alves, haverá oficinas e brincadeira para crianças e bate-papo com parceiros das Mostra, turistas, comunidade e empreendedores locais.
No domingo, dia 29 de janeiro, a Pedra Que Brilha chegará ao Centro Cultural Fazenda do Pontal, com debates, exibições de filmes e shows de encerramento com a Banda Triviral e com a cantora Maíra Baldaia.
No sábado e no domingo, às 14h, o Espaço Cinemax abrirá uma de suas salas para exibir programação da Mostra de Cinema de Itabira. Vale lembrar que a primeira Pedra Que Brilha foi realizada em novembro de 2006 e a quinta edição aconteceu em dezembro de 2012. Agora, a Mostra de Itabira retoma suas atividades percorrendo diversos espaços, revisitando produções audiovisuais que precisam ser resgatadas e difundidas – dialogando entre raízes e antenas, reciclando informações e conectando artistas e público.
Desenvolvida por meio de edital e parcerias, a 6ª Pedra Que Brilha – Mostra de Cinema de Itabira é uma realização da Prefeitura de Itabira e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, com apoio do Instituto Bromélia, Prosa Musical, Associação das Congadas de Itabira, Produtos Quilombo, Quilombo Morro Santo Antônio, Cervejaria Ayres e DJ Job Som e Imagem, com produção e coordenação geral da Allca Minas.
Todas as atividades são gratuitas.