Chega ao quinto dia a missão de Bombeiros brasileiros na Turquia que faz buscas por vítimas do terremoto que atingiu o país e a Síria há uma semana. O número de mortos nos dois países já passa de 30 mil. A comitiva do Brasil chegou na sexta-feira (10/02) e é composta por militares do Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais.
O major Heitor Mendonça, subcomandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), comanda os militares mineiros nas buscas na Turquia. Além dele, há outros cinco integrantes do Bemad na operação em Karamamaras, no Sul do país.
Nessa segunda-feira (13), a equipe brasileira fez trabalhos de busca e salvamento em Karamamaras, em uma edificação de 9 pavimentos e em uma área residencial determinada pela INSARAG, juntamente com equipes internacionais.
Trabalho conjunto e esperança
O major Heitor diz que nos últimos dias os brasileiros já trabalham com equipes dos Emirados Árabes, França, Bélgica, Polônia, Israel e Sérvia.
“É um trabalho em conjunto com a finalidade de auxiliar a população turca, diminuir o sofrimento das famílias e tentar, na medida do possível, localizar as vítimas vivas”, afirma.
“Sabemos que é complicado, principalmente por causa da temperatura noturna: é bastante frio e isso dificulta a sobrevivência. Mas, estamos com o compromisso e esperança de continuar fazendo esse bom trabalho”, pontua.
*Por Portal Hoje em Dia