A Regional de Saúde de Itabira, visando uma maior mobilização sobre a campanha “Sexo Seguro”, reforçou durante o mês de fevereiro aos seus municípios a necessidade da realização da campanha de prevenção às Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no período do pré-carnaval e carnaval, com ações de conscientização da população, reforçando a necessidade de proteção através do uso de preservativos.
De acordo com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e da Coordenação de Vigilância em Saúde da Regional de Saúde de Itabira, neste intuito, foram distribuídos cerca de 114.480 mil preservativos masculinos, 550 unidades de preservativos femininos e 900 unidades de gel lubrificante para os municípios de sua abrangência e para o Serviços de Atenção Especializada e Centros de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) que atende aos municípios de João Monlevade, Bela Vista de Minas, Nova Era, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata e Catas Altas.
De acordo com o Diretor Regional de Saúde, Maurício Geraldo Marques, a Regional de Saúde de Itabira através das áreas técnicas apresentou aos seus municípios o alerta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que orienta sobre a importância do cuidado com a saúde, com o foco em doenças como HIV/Aids, hepatites e sífilis, por meio do sexo seguro.
“Sabemos que os nossos municípios já realizam diversas ações e campanhas de prevenção das Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e isso durante todo o ano nos postos de saúde, mas no período do carnaval essas ações precisam e devem ser intensificadas. A Regional identificou ações em vários municípios, como Barão de Cocais, Itabira, Nova Era, São Gonçalo do Rio Abaixo e Rio Piracicaba, além de João Monlevade e Santa Bárbara, realizando ações mais efetivas que chamam a atenção da população, como blitz educativas e stands em locais de grande circulação e dentro dos próprios eventos de pré-carnaval já realizados”, destacou Maurício.
Santa Bárbara
Na última semana, a Prefeitura de Santa Bárbara realizou a “Blitz da Prevenção”. Uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, e teve o objetivo de sensibilizar a população sobre informações sobre o HIV e a evolução dos métodos de prevenção e tratamento.
De maneira dinâmica, a equipe da UBS São Francisco, distribuiu camisinhas masculinas e femininas, além de panfletos com orientações sobre como se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis (DST ‘s) para o público presente.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Wanessa de Lana Alves Rezende, as Unidades Básicas de Saúde do município disponibilizam preservativos durante todo o ano, e além disso, também é possível fazer os exames de HIV, Sífilis e Hepatites Virais nas próprias unidades básicas de saúde.
João Monlevade
A Secretaria Municipal da Saúde de João Monlevade promoveu na próxima terça-feira (14), testes de HIV e Sífilis para toda a população na Policlínica (antigo PA), a ação faz parte da campanha “Antes de cair na folia, faça o teste e previna-se”.
A campanha tem o objetivo de conscientizar principalmente os jovens quanto às doenças sexualmente transmissíveis. Os testes são abertos a todos e não há limite de idade ou público específico, e também haverá distribuição de preservativos, e conta com apoio dos profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).
As ações serão realizadas durante todo o período de pré-carnaval e do carnaval, e será constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Conforme dados (de dezembro/2022) repassados pelo Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que é referência para atendimento em João Monlevade, Bela Vista de Minas, Catas Altas, Nova Era, Rio Piracicaba e São Domingos do Prata, há 265 soropositivos (pessoas vivendo com HIV) nesta microrregião.
De acordo com a coordenadora do CTA, Maria Luiza Maciel, a campanha deste ano irá envolver as Unidades Básicas de Saúde do município que deverão realizar diversas atividades, como blitz educativas, palestras, testagem rápida, entrega de preservativos e orientações sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade, informa que os atendimentos a infectados pelo SAE/CTA funciona na Unidade Básica de Saúde Padre Hildebrando de Freitas, no bairro Vila Tanque, em João Monlevade, na rua Dezessete, nº15, e o telefone é (31) 3851-1672.
Infecções Sexualmente Transmissíveis
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.
O Ministério da Saúde recomenda aos órgãos que trabalham com saúde pública e saúde coletiva o uso da nomenclatura “IST” (infecções sexualmente transmissíveis) no lugar de “DST” (doenças sexualmente transmissíveis). A denominação “D” de “DST”, vem de doença, que implica em sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já as “infecções” podem ter períodos assintomáticos, ou se manterem assintomáticas durante toda a vida do indivíduo, como são os casos da infecção pelo HPV e o vírus do herpes, detectadas por meio de exames laboratoriais.
São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.
Saiba mais em: www.saude.mg.gov.br/sexoseguro