Os
Entre outros assuntos, os convidados discutiram meios de prevenir atos de violência contra a criança e o adolescente, bem como a identificação de sinais que a vítima pode apresentar em casos de abuso. Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada dia pelo menos 20 crianças de zero a nove anos de idade são atendidas em hospitais que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) no país, vítimas de violência sexual. Muitas vezes, o abuso acontece dentro da própria família.
Para o vereador Weverton Vetão, trata-se de um tema difícil de ser abordado, mas que precisa ser discutido de maneira ampla. “É um assunto que nunca foi pautado desta forma. Essa discussão é algo novo em Itabira. A comissão que aqui se formará será uma comissão que terá muito trabalho. Acredito que o ponto mais positivo disso tudo é mostrar para a população a importância de se proteger nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
Participaram da audiência pública: Neidson Dias Freitas, presidente da Câmara Municipal de Itabira; Maria da Luz Aparecida da Silva, presidente do Conselho Tutelar; Tatiana Gavazza, representante do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Cláudia Bragança Costa, da Secretaria Municipal de Educação; pastor Flávio Nascimento, da Igreja Batista Central; pastor Luiz Henrique, presidente da Associação Filadélfia; padre Eugênio Ferreira, representando a Diocese; Ilton Magalhães, secretário municipal de Governo; além de vereadores, advogados e comunidade em geral.