O Cruzeiro fez o Independência explodir de alegria na noite deste sábado (22). O time celeste, na sua estreia em casa na Série A, bateu o Grêmio por 1 a 0, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de ter pressionado e dominado o Tricolor Gaúcho, o time cruzeirense fez seu gol com Bruno Rodrigues, na etapa final.
Essa foi a primeira vitória do técnico Pepa em um jogo oficial no comando do Cruzeiro. O treinador português havia perdido no pontapé do certame nacional, quando foi derrotado por 2 a 1 pelo Corinthians.
Antes, o português até tinha triunfado, mas no amistoso contra o Bragantino (3 a 2 de virada), e no jogo-treino com o Juventude (3 a 1).
Cruzeiro manda no primeiro tempo
O Grêmio teve oportunidades no primeiro tempo, a melhor delas com o uruguaio Suárez, que obrigou Rafael Cabral a fazer boa defesa no início. Mas, quem mandou mesmo na etapa inicial foi o Cruzeiro. Não fosse o goleiro Gabriel Grando, a “casa gremista teria caído”. Ele fez pelo menos duas defesa importantes, impedindo o que seria o gol cruzeirense.
Na etapa número um, a Raposa teve 57% de posse de bola, chutou nove vezes a gol (três chutes certos), contra quatro arremates gremistas.
Segundo tempo de Cruzeiro x Grêmio
Na segunda etapa que o Cruzeiro, com muito ímpeto, raça e garra, chegou à vitória. O time celeste seguiu pressionando o Grêmio, que até saiu mais para o ataque, mas não conseguiu ultrapassar o gol de Rafael Cabral.
Bruno Rodrigues, aos 18 minutos, fez a alegria dos mais de 20 mil cruzeirenses presentes ao Independência.
Depois do gol, o Cruzeiro seguiu atacando. Como abriu espaços para o Grêmio, precisou de muito empenho de seus jogadores para impedir às subidas ofensivas do adversário. Suárez, astro internacional do Tricolor Gaúcho, foi apenas um coadjuvante em campo.
Expulso no fim
Quando o Cruzeiro resistia à uma tentativa de pressão final do Grêmio, Lucas Oliveira recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso por acertar um chute na cabeça de Luis Suárez. O zagueiro se torna um desfalque para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Bragantino.
Próximo jogo do Cruzeiro
Agora o Cruzeiro “vira a chave” para pensar na Copa do Brasil. Na próxima terça-feira (25), a equipe celeste enfrenta o Náutico, na partida de volta da terceira fase do mata-mata. O duelo também será no Independência, e como a Raposa perdeu por 1 a 0 na ida, tem que ganhar por dois gols de diferença para se classificar às oitavas de final.
Próximo jogo do Grêmio
O Grêmio recebe o ABC-RN em Porto Alegre também pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. No primeiro jogo, os gremistas venceram por 2 a 0, fora de casa, e jogam com vantagem para ir às oitavas de final.
Ronaldo no estádio mais uma vez
Ronaldo também acompanhou o jogo contra o Grêmio, o segundo do Cruzeiro na Série A do Brasileiro de 2023, direto do estádio. O Fenômeno ficou no camarote número 9 do Independência, onde chegou sem falar com a imprensa. O dono da SAF celeste já havia marcado presença na Neo Química Arena, na estreia do campeonato, contra o Corinthians.
Suárez xingado por cruzeirenses
O grande nome do Grêmio nesta temporada é o atacante Luis Suárez. Astro internacional com passagens por Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid, dentre outros, foi bastante xingado pelos cruzeirenses no Independência. Antes de a bola rolar, o uruguaio foi convidado várias vez para o famoso “suco de caju”
Gremista barrado por indisciplina
O goleiro titular do Grêmio, Adriel, não foi escalado para o confronto com o Cruzeiro. Ele foi barrado por indisciplina. Segundo Paulo Caleffi, vice-presidente de futebol do clube gaúcho, o goleiro havia sido alertado sobre a insatisfação dos gestores com as atitudes. “O último episódio foi ter dado uma entrevista sem qualquer consentimento do clube, falando de parte tática da equipe (…) Conversamos com o Renato e entendemos que era o momento de dar um basta”, disse à Rádio Gaúcha.
*Da Redação Itatiaia