Foi no sofrimento! Salvo pelo argentino Matías Zaracho, autor de um gol aos 43 do segundo tempo, o Atlético arrancou empate em 1 a 1 com o Brasil de Pelotas e, nesta quarta-feira (26), garantiu classificação às oitavas de final da Copa do Brasil.
Diante de um adversário modesto, que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro, o Galo não teve moleza e quase precisou decidir a vaga nas penalidades. Na ida, o time mineiro havia vencido por 2 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Aliviado com a classificação e o dinheiro garantido na Copa (R$ 3,3 milhões), o Alvinegro volta as atenções para o Brasileirão. Vindo de derrota em casa para o Vasco e empate sem gol com o Santos, como visitante, o time de Coudet encara o Athletico-PR, no sábado (29), às 21h, no Mineirão.
Gol do Brasil-RS
O jogo começou com pressão da torcida do Brasil de Pelotas. E o time da casa soube aproveitar. Aos oito minutos, o atacante Patrick chegou perto do gol atleticano, mas Jemerson afastou. Aos 17, a pressão xavante surtiu efeito, e Márcio Jonatan abriu o placar após aproveitar cobrança de falta de Mário Henrique: 1 a 0.
Vargas perde chance incrível
Aos 25 minutos, Hulk acertou uma bomba na cobrança de falta, mas o goleiro Marcelo Pito novamente espalmou. Na cara do gol, aos 26, Vargas perdeu a chance de igualar para o Atlético chutando muito acima da meta do Xavante. Em seguida, o Atlético equilibrou as ações. O Brasil já não tinha o mesmo êxito quando infiltrava na defesa do Galo.
Segundo tempo
Tendo a obrigação de ao menos empatar a partida, o Atlético tentou criar mais chances logo no início da segunda etapa. Contudo, foi apenas aos 18 minutos que o time quase deixou tudo igual. No primeiro lance, Vargas demorou para bater e foi interceptado; no segundo, foi Patrick que não mediu a força para estufar a rede.
Paulinho acionado
Preterido por Coudet entre os onze que iniciaram a partida, o camisa 10 Paulinho foi acionado no meio do segundo tempo, já que Vargas, o substituto, não conseguiu acabar com a seca de gols. Para a entrada, o comandante argentino sacou Pavón.
Brasil recuado
Tentando segurar o placar e levar a partida para as penalidades, os donos da casa deram brecha para o ataque atleticano. Enquanto isso, Rogério Zimmermann articulava a resposta, aguardando o momento certo para que seus jogadores aproveitassem os contra-ataques oferecidos pelo Alvinegro.
Gol da salvação
Aos 43 minutos, aproveitando lançamento de Mariano, Matías Zaracho deu um lindo voleio e deixou tudo igual, dando a classificação para o Galo: 1 a 1.
Brasil de Pelotas 1 x 1 Atlético
Brasil de Pelotas
Marcelo Pitol; Luis Gustavo, João Marcus, Rafael Dumas, Mário Henrique; Amaral, Guilherme Nunes (Chicão), Patrick (Germano); Márcio Jonatan, Da Silva (Guilherme Beléa) e Rone (Wellington). Técnico: Rógerio Zimmermann
Atlético
Everson; Mariano, Lemos, Jemerson (Réver), Battaglia, Otávio, Edenilson (Hyoran), Igor Gomes (Zaracho), Patrick (Rubens), Pavón (Paulinho); Vargas e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet
Gols: Márcio Jonatan, aos 17 minutos do primeiro tempo, para o Brasil-RS; Zaracho, aos 43 minutos do segundo tempo, para o Atlético.
Cartões Amarelos:
Marcelo Pitol, Beléa, Amaral, Guilherme Nunes (Brasil-RS); Jemerson, Hulk, Maurício Lemos e Patrick (Atlético)
Público: 7.309 pessoas
Renda: R$ 301 mil
Motivo: partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil
Data/horário: 26 de abril de 2023, às 19h30
Local e horário: Estádio Bento Freitas, em Pelotas-RS; 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu (FIFA)
*Da Redação Itatiaia