Em busca da primeira vitória na Série A do Campeonato Brasileiro, o América recebe o Fortaleza neste sábado (20) no estádio Independência, em Belo Horizonte. Em partida válida pela 7ª rodada da competição, as equipes se enfrentam às 18h30 (de Brasília).
Coelho e Leão se encontram em situações diferentes após seis jogos na competição. O América acumula cinco derrotas e um empate, ocupando a lanterna solitária com apenas 1 ponto. Além disso, a equipe americana tem a pior defesa e o segundo pior ataque (ao lado de Coritiba, Cuiabá e Goiás).
O Fortaleza, por sua vez, tem números “inusitados” no Brasileirão. O time cearense é o único invicto da competição, ao lado do Palmeiras. Entretanto, ocupa apenas a 8ª posição na tabela, com 10 pontos ganhos – são duas vitórias e quatro empates.
América pode apostar em nova formação
O Coelho segue com alguns desfalques de longa data, que já estiveram fora dos últimos compromissos. O técnico Vagner Mancini não poderá contar com os meias Adyson, que passou por cirurgia no tornozelo, e Matheusinho, com amigdalite, e os atacantes Dadá Belmonte, com pubalgia, e Luan Campos, em tratamento de lesão na região lombar.
Já o atacante Matheus Gonçalves, que sentiu desconforto muscular no jogo anterior, é dúvida para enfrentar o Fortaleza.
Tendo em vista a vitória na Copa do Brasil sobre o Internacional na quarta (17), com um time considerado “alternativo”, o técnico Vagner Mancini pode fazer novas alterações no time, não apenas nas peças mas também no esquema tático. Pensando em fortalecer o meio campo e o sistema defensivo, Mancini pode apostar em uma formação com quatro homens no meio e dois no ataque; diferente do rotineiro 4-3-3.
Fortaleza sem o artilheiro
O Fortaleza perdeu invencibilidade de 13 jogos ao sofrer 3 a 0 para o Palmeiras na quarta-feira (17), em São Paulo, pela Copa do Brasil, mas ainda está sem derrota no Brasileirão após seis rodadas – junto com o Palmeiras, os únicos invictos na Série A. O time cearense também tem a melhor defesa da competição, com apenas quatro gols sofridos em seis confrontos.
Para enfrentar o América, o Leão não terá o artilheiro Thiago Galhardo, com pubalgia. Além dele, o zagueiro Titi também está fora – ele retornou à Fortaleza para acompanhar o nascimento da filha.
Por outro lado, o técnico Vojvoda conta com o retorno de Moisés, recuperado de um trauma no pé direito; e o lateral-esquerdo Lucas Esteves, que não havia feito parte dos 26 atletas que deixaram a capital cearense há oito dias. Ele pode ser novidade na equipe titular com a contusão de Bruno Pacheco.
Retrospecto dominante do Fortaleza
América e Fortaleza já se enfrentaram apenas 13 vezes na história, com o primeiro confronto em 1973. As equipes se disputaram partidas pela Série A, Série B e Copa do Brasil.
No total, são nove vitórias do Leão, um empate e três vitórias americanas. Nos últimos cinco encontros, domínio do time cearense: cinco vitórias e uma derrota. A partida mais recente foi no estádio Independência, em outubro de 2022, pela 32ª rodada da Série A: vitória dos visitantes por 2 a 1.
Chances de ‘Lei do Ex’
O confronto ainda pode recriar, mais de uma vez, a famosa “Lei do Ex”. Isso porque o goleiro do Fortaleza é João Ricardo, que defendeu o América entre 2014 e 2018 e venceu uma Série B (2017) e um Campeonato Mineiro (2016).
Do outro lado, o Coelho tem o atacante Wellington Paulista, que jogou no Leão entre 2019 e 2021. Pelo Tricolor, ele foi campeão cearense nas três temporadas, além do título da Copa do Nordeste (2019).
América x Fortaleza
Provável América
Matheus Cavichioli; Marcinho, Éder, Ricardo Silva (Iago Maidana ou Wanderson) e Nicolas; Lucas Kal (Breno), Alê, Juninho e Benítez; Everaldo e Aloísio. Técnico: Vagner Mancini.
Provável Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Brítez, Ceballos e Lucas Esteves; Caio Alexandre, Hércules, Zé Welison e Calebe; Moisés e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Motivo: 7ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 20 de maio de 2023 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Auxiliares: Fabrini Bevilaqua Costa e Gustavo Rodrigues de Oliveira
Árbitro de vídeo: Daiane Muniz
Transmissão
Itatiaia no Youtube, a partir das 18h15
TV: Premiere
*Da Redação Itatiaia