O Centro Universitário UniFuncesi realizou neste domingo (11/06), o vestibular para ingressar no curso de medicina da instituição de ensino itabirana. Este foi o primeiro passo para os futuros profissionais de medicina, para ingressar na carreira. Durante a prova, pais e familiares dos candidatos participaram de um receptivo, organizado no campus. Os dirigentes do UniFuncesi apresentaram as instalações físicas da faculdade, e a estrutura curricular do novo curso.
“Além da estrutura de saúde já em funcionamento na rede pública, Itabira tem dois grandes hospitais, com atendimento à microrregião, que beneficia mais de meio milhão de pessoas. A cidade é referência regional em Saúde. Tudo isso agrega na aprendizagem do aluno e nas oportunidades de aplicação prática do curso. Itabira é o local ideal para estudar e praticar a Medicina,” disse a reitora do centro universitário, Flávia Pantuza. O resultado sairá dia 19 de junho.
A coordenadora do curso de medicina do UniFuncesi, Dra. Ana Paula Pinheiro Chagas, reforçou o discurso de Flávia Pantuza. Ela apresentou as linhas gerais do projeto pedagógico, além do alinhamento com as diretrizes curriculares nacionais (DCN). A Dra. Ana Paula explicou ainda as características da estrutura curricular, que contemplam uma formação humanizada, voltada para a integralidade da atenção com o desenvolvimento de competências. As aulas começam no dia três de julho.
“O plano pedagógico contempla a matriz curricular e atividades complementares que permitem a construção de um currículo completo. Desta forma, durante o curso, o aluno tem a oportunidade de realizar monitorias, atividades extracurriculares, de iniciação e extensão científica. Tudo isso acrescenta na formação profissional do egresso de Medicina,” aponta coordenadora do curso de medicina, que seguirá padrões de qualidade das maiores universidades do país.
“Somos uma fundação comunitária e, por isso, os recursos arrecadados são reinvestidos na faculdade e nas comunidades. O Centro Universitário UniFuncesi está preparado para iniciar as aulas, com um corpo docente altamente qualificado e com equipamentos modernos. Temos a mesma qualidade de ensino que praticamos há 30 anos,” afirma Maurício Mendes, presidente do Centro Universitário. Não houve intercorrência no período do vestibular. (Por Euclides Éder)