Serviço é realizado periodicamente para evitar transbordamentos devido ao descarte de materiais irregulares que causam a obstrução da rede.
Nesta semana o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira realiza a limpeza da rede coletora de esgoto da avenida João Pinheiro, no Centro, com um sistema de hidrojateamento de alta pressão. O serviço é realizado em média duas vezes ao ano e tem como objetivo desassorear a rede, evitando sua obstrução e o retorno do esgoto para o canal da avenida. A previsão é que a limpeza seja concluída até sexta-feira (30/06).
O hidrojateamento é realizado com um caminhão equipado com reservatório de água e bomba de alta pressão. Quando inserida na tubulação, a mangueira lança um jato de água de alta pressão e remove o material que fica assoreado, como areia, pedras e outros objetos que são descartados incorretamente nas redes. Ao puxar a mangueira de volta, os detritos encontrados na rede são levados até o poço de visita (PV) e são recolhidos com o auxílio de uma pá apropriada para o serviço.
Em outros pontos da cidade também será realizada a limpeza da rede coletora de esgoto, como por exemplo no bairro Gabiroba e no final da avenida Valdemar de Alvarenga Lage, no Água Fresca. Antes do período de chuvas o serviço é refeito, evitando assim o entupimento da rede.
Por mês, oito toneladas de lixo chegam à etapa de tratamento preliminar da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Laboreuax. O material recolhido chega a encher duas caçambas e, posteriormente, é encaminhado para o aterro sanitário. Para a garantia do bom funcionamento da rede de esgoto é de extrema importância a participação da população, evitando jogar lixo em locais inadequados.