Galo e Coelho se enfrentam no Gigante da Pampulha às 16h deste domingo (2/07), pela 13ª rodada do Brasileiro.
Atlético e América duelam às 16h deste domingo (2/07) no Mineirão, em Belo Horizonte, para desencantar no Campeonato Brasileiro. O clássico estadual, com mando do Galo, será válido pela 13ª rodada da Série A.
Os dois times vêm de resultados negativos no Brasileirão e querem dar resposta para subirem na tabela. O Galo não vence há três jogos no torneio, sendo derrotado no último por 2 a 1 para o Fortaleza, em 24 de junho, no Castelão, pela 12ª rodada.
O América também não vence há três partidas na Série A. Na última vez em campo pelo torneio, o Coelho foi batido por 2 a 1 para o Internacional no domingo (25) passado, no Independência, em Belo Horizonte, também pela 12ª rodada.
O Atlético é o 11º colocado do Brasileirão, com 19 pontos, e tenta se aproximar do G6 – grupo dos que se classificam para a Copa Libertadores de 2024. Já o América, 19º e vice-lanterna, com oito, e um dos quatro times da zona de rebaixamento para a Série B do ano que vem, tenta se afastar das últimas posições.
Moral no meio de semana
Se os times tentam melhorar no Brasileirão, os resultados no meio de semana animaram o torcedor. Na última terça-feira (27/06), no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, o Galo empatou em 1 a 1 com o Libertad-PAR e avançou às oitavas de final como segundo colocado do Grupo G da Libertadores.
Já o América foi até Montevidéu, no Uruguai, e venceu o Peñarol-URU de virada por 2 a 1, no Estádio Centenário. Com o resultado, pelo fechamento da fase de grupos da Copa Sul-Americana, o Coelho avançou para os playoffs do torneio, que antecedem as oitavas, como segundo da chave F.
Equipes
Técnico do Atlético, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, tem uma dúvida em relação à equipe que empatou com o Libertad. O treinador pode manter o volante Edenilson entre os titulares ou se começa com o meia Igor Gomes, autor do gol de empate no Paraguai.
O zagueiro Bruno Fuchs, em transição física; o lateral-direito argentino Renzo Saravia, suspenso após expulsão contra o Fortaleza; e Hyoran, que se recupera de ruptura de ligamento do tornozelo direito, são os desfalques. O volante Allan foi negociado com o Flamengo, mas ainda não foi anunciado pelo clube carioca.
Já o treinador americano Vagner Mancini tem a maior dúvida no gol. Matheus Cavichioli e Mateus Pasinato disputam posição – cada um iniciou uma partida nos últimos dois compromissos.
O Coelho não tem desfalques por suspensão. Já no departamento médico, as baixas são: os atacantes Adyson (cirurgia no tornozelo direito), Luan Campos (lesão lombar), Dadá Belmonte (pubalgia) e Mikael (lesão na coxa); o meia Matheusinho (edema no joelho); e o zagueiro Ricardo Silva (lesão no joelho direito).
Mineirão
Criticado em 2023 por receber poucos jogos de futebol e muitos eventos de entretenimento, como shows musicais, o Mineirão voltará a receber uma partida. O último duelo que teve o Gigante da Pampulha como casa foi em 21 de junho.
Na ocasião, o Cruzeiro foi derrotado para o Fortaleza por 1 a 0, pela 11ª rodada do Brasileirão. Conforme a Itatiaia mostrou, o gramado apresenta falhas e está irregular para o clássico deste domingo.
Atlético x América
Atlético
Everson; Mariano, Mauricio Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Rodrigo Battaglia, Igor Gomes (ou Edenilson) e Matías Zaracho; Cristian Pavón, Paulinho e Hulk (capitão). Técnico: Luiz Felipe Scolari
América
Matheus Cavichioli (ou Mateus Pasinato); Marcinho, Iago Maidana, Eder e Marlon; Juninho (capitão), Breno, Lucas Kal, Martín Benítez e Felipe Azevedo; Aloísio. Técnico: Vagner Mancini
Motivo: 13ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 2 de julho de 2023 (domingo), às 16h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO); Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Leone Carvalho Rocha, auxiliares; VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa).
Transmissão: TV Globo (TV aberta, somente para Minas Gerais – exceto para Zona da Mata) e Premiere (TV por assinatura)
A Itatiaia também transmite o confronto no 610 AM e 95.7 FM no rádio (para BH e Região Metropolitana), com imagens da jornada esportiva no YouTube