Criada para competir de igual para igual com o Twitter e possuindo funções semelhantes à rede social de Elon Musk, o Threads foi lançado na noite dessa quarta-feira (5/07) e já tem mais de 2 milhões de usuários. No próprio Twitter, internautas viralizaram memes, chegando a clamar pelo retorno do Orkut, uma rede social criada há 17 anos pelo milionário Orkut Buyukkokten e desativada em setembro de 2014.
“Bem que podiam fazer um Orkut 2.0 pra gente voltar pra lá jogar café mania, criar comunidade e mandar depoimento”, disse um internauta. “Twitter vai se juntar ao Orkut?”, perguntou uma usuária. “Não aguento mais rede social! Vamos todos voltar pra o básico o Orkut”, sugeriu outra.
Por meio do Instagram, os usuários podem logar e encontrar seus seguidores antigos na nova rede social que possui um estilo “microblog”. Segundo o fundador da rede, Mark Zuckerberg, o Threads é um espaço público aberto e amigável para conversações. “Nossa visão é pegar as melhores partes do Instagram e criar uma nova experiência para texto, ideias e discutir o que está na sua mente. Acho que o mundo precisa deste tipo de comunidade amigável.”
O Threads suporta textos de até 500 caracteres, além de permitir postagens de links, fotos e vídeos com até 5 minutos de duração. Além do mais, é possível que os usuários curtam, comentem e compartilhem conteúdos publicados por outras pessoas.
Apesar de vir competindo com a rede social de Musk, no Threads não existe a área de trending topics, como no Twitter, onde mostra os assuntos mais falados do momento. Entretanto, Zuckerberg diz pretender lançar futuramente a função em sua nova rede social.
Outras curiosidades é que os usuários do Threads podem escolher quem responde seus posts, possui alguns recursos de segurança, como filtro que oculta palavras específicas nos comentários, as hashtags ainda não estão funcionando e aquelas pessoas bloqueadas no Instagram automaticamente são bloqueadas no Threads.
A previsão era que o Threads fosse lançado hoje, mas o “menino Zuc” resolveu antecipar o lançamento para a noite dessa quarta-feira (5/07). De acordo com o bilionário, em 2 horas de liberação, mais de 2 milhões de pessoas já haviam baixado a nova rede social que chegou prometendo tudo e rendendo muitos memes na rede rival nesta madrugada.