Ao mesmo tempo em que busca reforços para 2018, a nova diretoria do Cruzeiro, que assumirá em janeiro, também se movimenta para resolver o futuro dos jogadores que voltarão de empréstimo. Cinco deles, que têm contrato até o fim deste ano ou início da próxima temporada, não terão os vínculos renovados.
Com contrato até 31 de dezembro, o goleiro Elisson, o volante Eurico e o atacante Rafael Silva não terão os vínculos renovados. Também não estão nos planos o volante Willians, que tem acordo até 31 de janeiro de 2018, e o zagueiro Douglas Grolli, cujo contrato termina em 10 de fevereiro de 2018.
Elisson foi emprestado ao Vila Nova-GO, mas se machucou e passou os últimos meses se recuperando na Toca da Raposa. Já Eurico esteve para ser emprestado no início deste ano ao Botafogo, de Ribeirão Preto (SP), porém sofreu uma lesão no joelho, e terminou a temporada atuando pelo time sub-23 do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro de Aspirantes.
Willians passou as duas últimas temporadas emprestado. Em 2016, defendeu o Corinthians e entrou em campo 27 vezes. Neste ano disputou a Série B pelo Goiás. No clube esmeraldino, atuou em dez partidas e não marcou nenhum gol.
Após ficar os primeiros meses de 2017 no Hatta Club, dos Emirados Árabes, Rafael Silva voltou ao Brasil. Pouco depois, foi emprestado ao Guarani para a disputa da Série B. Sem muitas oportunidades, o atacante ainda se envolveu em polêmica com torcedores nas redes sociais e deixou o clube de Campinas no fim de outubro.
Dos cinco, Douglas Grolli foi o mais útil ao clube no qual foi emprestado. Após a tragédia do voo da Chapecoense, que dizimou quase todo o elenco do time catarinense, o Cruzeiro disponibilizou o zagueiro, que seguiu para Chapecó e passou boa parte do ano como titular. Neste ano, ele disputou 45 jogos e marcou dois gols.
Rádio