O Palmeiras não tomou conhecimento do América e goleou a equipe mineira, por 4 a 1, em pleno Independência, na tarde deste domingo (30/07), em jogo válido pela 17ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Coelho permaneceu na vice-lanterna da competição, com 10 pontos, ficando a cinco do primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, os comandados de Mancini irão encarar o Bahia, no domingo (6), às 18h30, na Arena Fonte Nova. Porém, antes desse confronto, o Coelho voltará as atenções para a Copa Sul-Americana. Na quinta-feira (3), o time encara o RB Bragantino, também no Independência, pela ida das oitavas de final.
Nos primeiros dez minutos de bola rolando, o América até conseguiu controlar as ações do jogo, pressionando o Palmeiras no ataque. Enquanto isso, Pasinato mal tocava na bola.
Mas aos 15, após Paulinho Bóia atingir o rosto do atacante Rony, na lateral esquerda do ataque do time paulista, a história da pratica começou a mudar. O árbitro assinalou falta na jogada e aplicou o cartão amarelo ao atacante americano.
Gabriel Menino foi para a cobrança e o zagueiro Murilo, sem marcação na grande área, testou para o fundo do gol, abrindo o placar no Horto. Após o tento, o Palmeiras passou a atacar mais pelos lados de campo, dificultando a marcação do setor defensivo do Coelho.
Em uma delas, aos 24, Pasinato desviou a bola para escanteio. Na cobrança, após bate e rebate na grande área,a bola sobrou para Rony, que tocou na saída de Pasinato, ampliando o marcador.
O América sentiu os dois gols e não conseguia “voltar ao jogo”. Até que, aos 38 minutos, Martínez sofreu falta pela esquerda, próxima a grande área, e Nicolas foi para a cobrança.
O jogador soltou a bomba, a bola desviou na barreira, pegou o goleiro Weverton no contrapé, e foi para o fundo do gol. Esse foi o primeiro gol do lateral-esquerdo com a camisa do América.
Com os ânimos renovados, o Coelho teve três oportunidades para igualar o placar nos acréscimos, sendo a última a mais incrível. Na pequena área, Mastriani recebeu assistência de Benítez e, cara a cara com o arqueiro, pegou mal na bola e mandou a redondinha pela linha de fundo.
Na volta do intervalo, em nova falha de marcação do setor defensivo americano, o Palmeiras marcou o terceiro aos 7 minutos. Em cruzamento da direita, Arthur subiu sozinho na grande área e, de cabeça, marcou o tento para o Porco.
Após o gol relâmpago, Mancini alterou o Coelho colocando Varanda, Juninho e Matheusinho em campo. E antes de tocarem na bola, o Palmeiras aproveitou um contra-ataque rápido com Veiga achando Rony entre os marcadores.
O atacante avançou até a grande área, se livrou de Maidana e bateu na saída de Pasinato, fazendo o quarto dos paulistas no jogo. Com a goleada decretada, os comandados de Mancini perderam as forças e pouco produziram em campo até o apito final.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA 1X4 PALMEIRAS
América
Mateus Pasinato; Daniel Borges, Éder, Iago Maidana e Nicolas; Alê (Breno), Martínez (Lucas Kal) e Benitez (Juninho); Paulinho Bóia (Matheusinho), Pedrinho e Mastriani (Rodrigo Varanda). Técnico: Vagner Mancini
Palmeiras
Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael (Richard Ríos), Gabriel Menino e Raphael Veiga (Luis Guilherme); Jhon Jhon, Artur (Breno Lopes) e Rony (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira
Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 30 de julho de 2023 (domingo)
Local: Arena Independência, Belo Horizonte-MG
Arbitragem: Bráulio da Silva Machado, auxiliado por Luanderson Lima dos Santos e Henrique Neu Ribeiro
VAR: Rodolpho Toski Marques
Cartões Amarelos: Paulinho Bóia, Juninho (América); Gustavo Gomez (Palmeiras)
Gols: Nicolas, aos 38 minutos do 1º tempo (América); Murilo, aos 17, Rony aos 25 minutos do 1º tempo e aos 13 do 2º tempo, Arthur, aos 7 minutos do 2º tempo (Palmeiras)
*Por Portal Hoje em Dia