O Delegado de Polícia, Helton Cota Lopes assumiu oficialmente desde sábado (12/08) o Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito (DEICTRAN) em Belo Horizonte, deixando a função de Delegado Regional, que exercia desde março de 2019 na 3ª Unidade Policial de Itabira, posto que assumiu oriundo de Ipatinga. Antes, em 2015, foi Delegado Regional em João Monlevade. Ele acumula passagem interina como chefe do 12º Departamento de Polícia Civil em Ipatinga, ao substituir momentaneamente o titular, delegado geral, Gilmaro Alves Ferreira, que comunicou a mudança de função do policial civil nesta segunda-feira (14/08).
“Eu posso dizer que fui extremamente feliz nesses quatro anos e meio em que estive à frente da Delegacia Regional de Itabira. Foi um local que me deparei com muito servidores, sejam policiais civis ou administrativos, empenhados no que fazem. Apesar de sermos poucos, pela força de trabalho e pela vontade, que cada um tem, foi possível produzir um número extremamente relevante. A média de produção da Delegacia de Itabira de inquéritos policiais e investigações foram muito altas, graças a esse esforço dos policiais. Cada servidor trabalha por três, e com brilho nos olhos. Isso foi o que mais me cativou”, disse Helton Cota Lopes em entrevista para a Rádio Itabira.
Interinamente o Delegado de Polícia Diogo Luna Moureira, assume o comando da Unidade. Sobre a perspectiva nesse novo campo de serviço, Helton mostrou se otimista. “Minha expectativa indo pra Belo Horizonte é a melhor possível. Consegui essa promoção na última semana. A chefia me convidou para assumir esse departamento, que em nível departamental é superior ao que ocupava. Antes Delegado Regional, agora, passando a ocupar a chefia do DEICTRAN. Eu já tenho 16 anos de carreira e será a primeira oportunidade de trabalhar na capital,” afirma Helton Lopes. A Unidade da Polícia Civil de Itabira atua em outras dez cidades além da sede, e população estimada em 240 mil pessoas.
Helton elogiou o trabalho de equipe. “Os servidores tem prazer em desempenhar o trabalho que fazem. E, fora da Delegacia, me deparei com itabiranos muito acolhedores. São pessoas que gostam da Polícia, tanto que, conseguimos estruturar a Delegacia em um prédio sensacional, com excelente estrutura para nossa atividade finalística. Inúmeras viaturas, computadores, e uma Unidade totalmente aparelhada, graças ao auxílio que tivemos da sociedade civil organizada e políticos. Posso dizer que fui extremamente feliz nesse tempo,” finaliza o Delegado, responsável também pelas Unidades de Santa Bárbara, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Maria de Itabira e Ferros.