Aumento do número de acidentes trabalhistas no complexo pode ter ocasionado a paralisação temporária; mineradora não descarta venda do ativo.
A AngloGold Ashanti resolveu paralisar as operações do empreendimento Córrego do Sítio (CDS), localizado no município de Santa Bárbara, na região Central de Minas Gerais. A suspensão dos trabalhos começou na segunda-feira (21/08) e não tem previsão para se encerrar. O complexo é composto por duas minas subterrâneas, uma a céu aberto e duas plantas metalúrgicas.
Conforme o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Extração do Ouro e Metais Preciosos de Santa Bárbara, Luis Fabiano Calazans, o que foi dito aos colaboradores é que a empresa decidiu suspender as operações devido à ocorrência de um elevado número de acidentes no local. Segundo ele, tanto os funcionários próprios da companhia quanto terceirizados estão em casa esperando por novas atualizações, no entanto, eles seguirão recebendo normalmente.
Nas redes sociais circula um vídeo no qual um homem que parece ser um representante da mineradora informa aos colaboradores sobre a paralisação. Ele diz que a empresa optou por interromper temporariamente a produção pensando no número de eventos que vem ocorrendo e no aumento da taxa de frequência (TF) – indicador que determina a quantidade de acidentes por milhão de horas trabalhadas por cada homem que se expõe ao risco em um determinado período.
Também nas redes sociais, em sua página “De Olho na Cidade Santa Bárbara”, o vereador Rodineli Ribeiro Santos afirma ter procurado a companhia para esclarecimentos. Conforme ele, o relato recebido de um representante foi de que a empresa vem acompanhando há três anos números ruins na operação e que pessoas já vinham se desligando ou sendo desligadas há alguns meses por performance ou até mesmo por uma reorganização corporativa.