O evento contou com palestras temáticas, transmissão ao vivo pelo YouTube e participação de representantes de clínicas, estudantes e profissionais de saúde.
Profissionais referência na área de hotelaria e hospitalidade estiveram no 1º Encontro de Hotelaria Hospitalar de Itabira e Região, que promoveu troca de experiências e informações para melhoria dos processos e gestão de pessoas na saúde.
A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar de Minas Gerais, Mylaidy Santiago, foi a primeira palestrante do evento e falou sobre a experiência e a expectativa do cliente. Enfermeira de formação, ela detalhou que, para instituições de saúde, o objetivo sempre deve ser entregar valor para o paciente. “Em todas as áreas de um hospital, o que não é assistência, é hotelaria. Então, esses serviços passam pela hospitalidade, gerando conforto, segurança e bem-estar ao paciente. Quando a gente consegue colocar esses pilares em ação, conseguimos implantá-los em todas as áreas da instituição”, enfatizou.
Em seguida, foi a vez da enfermeira e coordenadora de hospitalidade do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Gabriele Souza, apresentar o case de sucesso do hospital: a lavanderia. Ela explicou os processos que transformaram o setor em algo rentável para a instituição. O seu primeiro passo foi imbuir a equipe de empoderamento dentro da estrutura do hospital.
“Quando eles entenderam a importância de sua função, viram que ela salva vidas. Fizemos uma pesquisa, testamos produtos, verificamos e descobrimos a qualidade dos itens lavados na lavanderia. Enxergamos a oportunidade de fazer uma unidade de negócios. Para isso, estudamos o setor a fundo, precificamos os gastos e realizamos um estudo de custos, fizemos pesquisa de mercado, reformulamos nossos contratos, calculamos as horas paradas de funcionários e máquinas; e otimizamos nossos processos para ganhar tempo e organizar as entregas”, explicou.
Ainda segundo Gabriele de Souza, os resultados alcançados pelo HNSD foi “um superávit de R$ 20 mil, em um ano de mudanças; uma equipe mais engajada no processo; e o aumento da capacidade de processamento vendendo o serviço para outras empresas”.
Capacitação e limpeza hospitalar
As duas últimas palestras foram realizadas por Antônio Sérgio, consultor de Facilities, e Ana Luísa Bernardes, enfermeira infectologista. Ele reforçou a necessidade de investir em capacitação das equipes; e ela, falou sobre a importância da hotelaria no combate à infecção hospitalar.
“Quando falamos de capacitação de equipe, falamos de desenvolver mais do que conhecimentos técnicos. Falamos da criação de profissionais que sejam autônomos no seu conhecimento, para tomada de decisões tecnicamente adequadas, com excelência, e preparados para posições futuras”, reforçou Antônio Sérgio.
Ana Luísa trabalhou o conceito de ambiente hospitalar limpo, sobretudo por parte das equipes de hotelaria e limpeza, para combater a infecção hospitalar. “A hotelaria não gerencia as taxas de infecção hospitalar, mas ela dá suporte para manter o gerenciamento por meio da higienização. Quando a gente fala de medidas eficazes, falamos de um processo vasto, multifatorial e extremamente bem organizado”, definiu.
O 1º Encontro de Hotelaria Hospitalar de Itabira e Região contou com o apoio do HNSD, Higilog, DMXSCan, Ortolima e do médico ortopedista Dr. Édson Lima.