Equipes da Agência Nacional de Mineração voltarão ao local para concluir trabalho de fiscalização.
Equipes da Agência Nacional de Mineração (ANM) irão fazer uma nova vistoria nas estruturas da mineradora Vale na Mina de Fábrica Nova, no distrito de Santa Rita Durão, em Mariana, região Central de Minas, nesta terça-feira (14/11).
Em nota divulgada na noite de segunda (13/11) a ANM informou que “não constatou anomalia aparente que apresente risco iminente das estruturas” , mas que as equipes voltariam ao local nesta terça para concluir o trabalho de fiscalização.
A interdição nas estruturas das pilhas PDE Permanente 1, PDE Permanente 2 e PDE União Vertente Santa Rita foi feita na última sexta-feira (10/11) após a Agência constatar problemas de estabilidade e nos sistemas de drenagem. Em nota divulgada nesta segunda, a mineradora Vale também descartou risco iminente das estruturas e a necessidade da remoção de famílias de áreas de risco em torno do local.
O caso é acompanhado pela Defesa Civil Estadual e do município de Mariana, Ministério Público (MPMG), Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas (Feam), Corpo de Bombeiro e a Associação dos Moradores de Santa Rita Durão.
*Por Portal Hoje em Dia