O Atlético não tomou conhecimento do Sport e venceu o duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil por 2 a 0, na Arena MRV. Com o resultado, o time de Milito poderá perder por até um gol de diferença na volta que ficará com a vaga para as oitavas de final. O confronto será no dia 22 de maio, uma quarta-feira, na Arena Pernambuco.
Antes, o Atlético volta as atenções para o Brasileirão. No sábado (4/04), às 16h, o Galo vai ao Espírito Santo para encarar o Fluminense no estádio Kleber Andrade, pela 5ª rodada da competição.
O duelo não será no Maracanã devido ao show da cantora Madonna, em Copacabana. A Polícia Militar do Rio de Janeiro entendeu que não teria segurança suficiente para organizar os dois eventos.
O jogo
O Galo começou como um rolo compressor para cima do Sport. A pressão alvinegra por muito pouco não surtiu efeito, aos 10 minutos. Hulk recebeu passe e partiu em velocidade do meio-campo até a grande área.
Com o canto fechado pelo arqueiro do Sport, o super-herói rolou a bola na medida para Scarpa mandar para as redes. O gol foi checado pelo VAR, para um possível impedimento de Hulk. Pelas imagens, o atacante do Galo estava milimetricamente à frente dos defensores e o tento foi invalidado.
O alvinegro seguiu com ritmo intenso, sufocando o adversário. E deu certo! Aos 28, o Atlético não precisou do VAR para cravar o gol de Zaracho. Após cruzamento de Arana, a zaga tentou cortar e a bola ficou livre para o meio-campista mandar de cabeça, da pequena área, para as redes. Este foi o terceiro gol do argentino na temporada.
Na reta final, o Sport tentou chegar à igualdade, mas parou na marcação da defesa e nas mãos de Everson, que pouco trabalhou na primeira etapa.
Na volta do intervalo, o Atlético repetiu o feito do primeiro tempo ao não dar espaços para o Sport pensar no jogo. Novamente o empenho alvinegro funcionou. Aos 12, Scarpa cobrou escanteio rasteiro na pequena área e lá estava Guilherme Arana. O lateral-esquerdo apareceu como homem surpresa e com um toque sutil, desviou a bola para o gol.
Aos 18, Caíque França fez uma bela defesa e conseguiu impedir um gol de cabeça do artilheiro Hulk., após cruzamento de Scarpa. Aos 24 minutos, o árbitro Bruno Correia paralisou a partida devido a um spray de pimenta que foi usado por policiais nas arquibancadas, contra a torcida do Sport, que chegou a incomodar os atletas no banco de reservas.
Durante a paralisação, Milito mandou a campo Vargas no lugar de Zaracho. Logo no primeiro lance, o atacante já estufou as redes, porém, em posição de impedimento. Com o jogo controlado, o comandante voltou a promover mudanças na equipe, aos 33 minutos. Lemos e Igor Gomes foram acionados para as vagas de Gustavo Scarpa e Paulinho, respectivamente.
Cinco minutos depois, a mudança foi no setor defensivo. Mariano entrou no lugar de Fuchs. Em seguida, Pedrinho foi para o jogo no lugar de Alan Franco, fechando as trocas no alvinegro.
O jogo diminuiu a intensidade, mas não o suficiente para o Atlético sofrer qualquer perigo. Pelo contrário, o alvinegro ainda mandou uma bola na trave com Hulk arriscando de fora da área. Assim, o Galo fecha a primeira parte da decisão com a vantagem de poder perder por um gol em Pernambuco para avançar às oitavas da Copa milionária.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 2X0 SPORT
Atlético
Everson; Saravia, Fuchs (Mariano), Battaglia e Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco (Pedrinho), Matías Zaracho (Vargas) e Gustavo Scarpa (Lemos); Hulk e Paulinho (Igor Gomes). Técnico Gabriel Milito
Sport
Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho; Felipe (Fábio Matheus), Fabricio Domínguez (Fabinho), Tití Ortiz (Pedro Vilhena) e Lucas Lima (Chrystian Barletta); Romarinho e Gustavo Coutinho. Técnico: Mariano Soso.
Motivo: ida – 3ª fase da Copa do Brasil
Data:30 de abril de 2024 (terça-feira)
Local: Arena MRV – Belo Horizonte-MG
Árbitro: Bruno Mota Correia; auxiliado por Thiago Rosa de Oliveira e Daniel de Oliveira Alves Pereira
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira
Cartões amarelos: Guilherme Arana (Atlético); Romarinho, Felipe (Sport)
Gols: Zaracho, aos 28’, 1º tempo; Guilherme Arana, aos 12’, 2º tempo (Atlético)