O evento é realizado desde 1974 e se consagrou como uma das maiores festas da região. Esta edição acontece entre os dias 4 e 21 de julho.
O mês de julho será especial em Itabira. Um dos eventos mais tradicionais de Minas Gerais, o Festival de Inverno, completa 50 anos de realização ininterrupta e apresenta uma vasta agenda com shows, teatro, cinema, oficinas, dança, literatura, exposições, debates e muito mais. As atrações estarão espalhadas pela terra de Drummond, fazendo da cidade um amplo espaço de cultura entre os dias 4 e 21 de julho.
O Festival de Inverno é promovido pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e Prefeitura de Itabira. Nesta edição, o evento terá como tema (IN)Confidências Itabiranas, numa analogia ao poema de Drummond que apresenta a sua alma itabirana. As atrações estarão no Palco Mundo, na Praça do Areão; no Palco Concha; na Concha Acústica do Pico do Amor; e no Palco Descentraliza, que percorrerá os bairros da cidade e os distritos.
“Chegar aos 50 anos é uma dádiva e uma demonstração de força. Ano após ano, o Festival de Inverno de Itabira se consolidou como um dos eventos mais importantes do estado e o que preparamos para esta data tão bonita é realmente uma celebração de toda essa trajetória. Estamos entregando uma programação vasta, plural e muito forte aos itabiranos e a todos os turistas que estarão na nossa cidade. Porque, além de cultura, também estamos falando de economia criativa e circulação de dinheiro”, comenta o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage.
“O evento se tornou icônico ao longo dos seus 50 anos e tem como objetivo demonstrar a importância dos festivais e das personalidades que fizeram história na cidade. O festival é relevante, ainda, por proporcionar o desenvolvimento cultural e social da região”, afirma o superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Marcos Alcântara.
Durante os dias de Festival, grandes nomes da música brasileira se apresentam em Itabira: Ana Canãs, Maria Rita, Los Sebosos Postizos, Paralamas do Sucesso, Marcus Viana, Maneva, Samuel Rosa, Jorge Aragão, Detonautas, Rastapé, Frejat e Seu Jorge; além de apresentações de grupos de arte consagrados, como o Grupo Galpão. A agenda completa pode ser conferida no link: www.fccda.com.br/guiafestival2024