A inauguração deste novo sistema representa um avanço para a região.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) inaugurou no último sábado (29/06) o início das operações de seu novo sistema de captação e distribuição de água na Serra dos Alves, distrito de Senhora do Carmo. Este importante projeto representa um avanço para a região, que há anos sofre com a falta de água, especialmente em períodos de alta visitação turística.
Com um investimento de R$ 700 mil em infraestrutura, o novo sistema foi projetado para triplicar a capacidade de abastecimento de água na Serra dos Alves. Esta melhoria significativa assegura que a água chegue de forma contínua e sem interrupções, proporcionando maior qualidade de vida para os moradores e uma experiência mais satisfatória para os visitantes.
Já a captação será em uma nascente, mas antes de chegar às torneiras das casas da população, passará por processos de filtragem simples e desinfecção com clorador de pastilha. O esgoto será tratado por biodigestores.
“Somos ricos em nascentes e faltar água aqui era uma vergonha, porque isso é uma coisa que dificulta a vida das pessoas, o dia a dia. Eu fico muito feliz da Prefeitura estar abraçando a nossa causa e o nosso lugar”, disse Geraldo Silva Soares, nativo da Serra dos Alves.
“O saneamento tem que ser abrangente com fornecimento de água potável e destinação correta do esgoto. Estamos comprometidos com o bem-estar da comunidade, promovendo não apenas saúde através das ações de saneamento, mas também desenvolvimento sustentável “, declarou o diretor presidente do Saae, Carlos Carmelo Torres Moreira, o Cac.
Desenvolvimento sustentável
A parceria da Prefeitura de Itabira com o Instituto Bromélia vem transformando o cenário da Serra dos Alves. Vários projetos são desenvolvidos por meio de termos de fomento que preveem a gestão integrada de unidades de conservação e desenvolvimento de ações comunitárias.
“Eu costumava dizer que Marco Antônio tinha que vir aqui para ver a transformação que vem acontecendo aqui, que foi viabilizada por ele. São muitos anos de luta para que a gente tenha uma comunidade que seja vista não só pelo crescimento do turismo, que sabemos que traz coisas boas mas também tem seus impactos que só conseguimos controlar através do poder público”, afirmou o presidente e fundador do Instituto Bromélia, Carlos Henrique Moura Andrade.
“Estamos apenas engatinhando. O que temos que fazer pela Serra dos Alves e essa região de beleza tamanha, que é um verdadeiro santuário, é muito trabalho ainda. Temos um compromisso de criar os parques e hortos florestais para que a Serra dos Alves tenha um desenvolvimento sustentável e que não se perca pela especulação imobiliária e um turismo ganancioso, como vemos em outros lugares”, ponderou o prefeito Marco Antônio Lage.