A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos deram início na tarde de terça-feira (03/07), as atividades da Estação de Tratamento de Água (ETA) na localidade do Una. Um momento importante para a atual gestão municipal que nos últimos anos investiu na estruturação de córregos em várias localidades para ativar o sistema da estação.
Na ocasião, o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), ressaltou que desde o início de sua gestão tem trabalhado para entregar o melhor para a comunidade e que cada obra desempenha um papel importante em melhorar a qualidade de vida de nossa comunidade e impulsionar o crescimento local. “Enfrentamos grandes desafios, como a pandemia de COVID-19, por exemplo, que atrasaram os nossos projetos. Mesmo diante das adversidades, conseguiremos realizar muito”, explicou.
Para o prefeito, a entrega das instalações da ETA Una era uma das obras mais aguardadas pela população. “Vamos dedicar atenção especial a cada etapa do projeto, garantindo que seja executado com calma e qualidade. Nosso compromisso é entregar à população um serviço de tratamento de água eficaz, atendendo às necessidades e expectativas de todos os munícipes”, se comprometeu.
Em seguida, o prefeito e o vice-prefeito, Leandro Amora e representantes da Vale e Infracon (executora da obra) foram ao andar superior da ETA e deram o comando para acionamento da bomba de captação, iniciando os trabalhos da Estação.
COMO COMEÇA O FUNCIONAMENTO DA ETA
1º DIA –
No dia da inauguração (02) ocorreu o acionamento da bomba de Captação, levando água bruta até a Estação de Tratamento. Vazão aproximada de 45,00 l/s (litros por segundo).
2º DIA –
No segundo dia a água recircular bruta em toda a Unidade de Tratamento, para limpeza de tubulação e filtros, fazendo descarte no tanque de iodo.
A limpeza acontece em duas etapas: 1ª: utilização somente da água bruta e 2ª: utilização de água pré -tratada (com insumos de tratamento).
O processo terá duração de cerca de duas semanas.
LIMPEZA DAS TUBULAÇÕES
Em seguida haverá a limpeza das tubulações da ETA/Una para reservatórios, inclusive testes de descargas e ventosas, na seguinte sequência: Reservatório do Una, Reservatório Jambreiro, Reservatório Parque de Exposições, Reservatório Cidade Universitária, Reservatório Monte Verde, Booster Patrimônio e ETA Patrimônio. A duração do processo será de aproximadamente 2 semanas.
Em paralelo a limpeza, também serão executados os serviços de automação, elétrica e parametrização, os quais têm que ser feitos durante o funcionamento para ajustes precisos.