Em jogo com gol de bicicleta de Alerrandro, Cruzeiro conseguiu empatar após estar atrás por 2 a 0.
Após começar perdendo por 2 a 0 já com 29 minutos do primeiro tempo, o Cruzeiro reagiu mesmo com time misto e empatou com o Vitória por 2 a 2 na noite desta segunda-feira (19/08), no Barradão, em Salvador, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante argentino Juan Ignacio Dinenno, que entrou no segundo tempo, fez os dois gols celestes da partida.
O Cruzeiro começou mal a partida contra o Vitória e foi dominado. Primeiro Osvaldo, de pênalti, fez para o Vitória. Depois, Alerrandro, de bicicleta, ampliou. O jogo ganhou nova cara com 38 minutos do primeiro tempo, quando o zagueiro Neris, do Vitória, foi expulso.
A partir de então, o Cruzeiro tomou o controle do jogo. No segundo tempo, titulares como o meia Matheus Pereira e o volante Walace entraram, mas foi Dinenno quem decidiu, ao marcar aos 33 e 39 da etapa complementar.
Como fica a classificação
Com o resultado, o Cruzeiro permanece na sétima colocação da Série A, com 37 pontos e fora da zona de classificação à Copa Libertadores. Já o Vitória sai da zona de rebaixamento – neste momento, é o 16º colocado, com 22 pontos, mesma pontuação do Corinthians, que abre a zona da degola.
Próximos jogos
O Cruzeiro agora vira o foco para a Sul-Americana. Na quinta-feira (22), às 21h30 (de Brasília), o time celeste recebe o Boca Juniors-ARG, no Mineirão, pelo jogo de volta das oitavas de final do certame continental.
Já o Vitória terá mais uma “semana cheia” para trabalhar. A equipe comandada por Thiago Carpini só entrará em campo novamente no próximo domingo (25), às 18h30, contra o São Paulo, no Morumbi, pela 24ª rodada do Brasileirão.
Cruzeiro com time alternativo
O técnico Fernando Seabra optou por uma escalação alternativa no Cruzeiro para o jogo contra o Vitória. O treinador montou um time misto por causa do duelo contra o Boca.
Como perdeu o jogo de ida por 1 a 0, o Cruzeiro precisa vencer por dois gols de diferença se quiser avançar às quartas de final do torneio continental. Qualquer empate classifica o Boca Juniors. Vitória celeste por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.
Carpini suspenso
Expulso no clássico contra o Bahia, o comandante do Vitória, Thiago Carpini, foi suspenso do duelo com o Cruzeiro. Quem orientou os jogadores rubro-negros na beira do gramado foi o auxiliar técnico Estephano Djian.
Primeira finalização
A primeira finalização do jogo foi do Vitória. Aos 2 minutos, Osvaldo recebeu de Ricardo Ryller pela esquerda e chutou de primeira. Cássio caiu para fazer a defesa.
Machado leva perigo
Aos 17 minutos, o Leão assustou de novo. Filipe Machado cobrou falta direto para o gol, no cantinho, e obrigou Cássio a trabalhar novamente.
Quase gol olímpico!
Machado voltou a levar perigo aos 20 minutos. O volante rubro-negro cobrou escanteio direto para o gol, e Cássio voou para espalmar pela linha de fundo.
Pênalti para o Vitória!
O Vitória ganhou uma grande chance de marcar o primeiro gol aos 22 minutos. Luan recebeu a bola na área e tentou o cruzamento, mas a bola bateu na mão de Lucas Silva. O árbitro Marcelo de Lima Henrique apontou pênalti para os donos da casa.
Osvaldo abre o placar
Na cobrança, Osvaldo fuzilou a bola no ângulo esquerdo, sem chances para Cássio, e abriu o placar.
Alerrandro faz golaço
O Barradão viu Alerrandro protagonizar um gol antológico aos 28 minutos da etapa inicial. O camisa 9 rubro-negro aproveitou a sobra do cruzamento de Willean Lepo e emendou uma linda bicicleta no ângulo direito de Cássio.
Vitória com um a menos!
Aos 39 minutos, o Vitória ganhou uma baixa importante para o resto da partida. Neris perdeu a bola na defesa para Kaio Jorge e fez a falta no atacante cruzeirense logo na sequência. Por ser uma chance clara de gol, o zagueiro rubro-negro foi expulso de campo.
Matheus Pereira em campo
O técnico Fernando Seabra apelou ao seu principal jogador na volta do intervalo. Matheus Pereira, poupado da escalação inicial, entrou em campo no lugar de Lucas Silva.
Kaio Jorge leva perigo
Aos 10 minutos do segundo tempo, o Cruzeiro levou perigo pela primeira vez na partida. Arthur Gomes fez bela jogada pela esquerda e cruzou na área. Kaio Jorge cabeceou para boa defesa de Lucas Arcanjo.
Mateus Vital perde chance
Logo na sequência, Mateus Vital saiu cara a cara com o goleiro Lucas Arcanjo após passe de Kaio Jorge. O meia cruzeirense, no entanto, foi abafado pela zaga rubro-negra e perdeu grande chance.
Dinenno diminui
O Cruzeiro tanto martelou que conseguiu diminuir. Lucas Romero acertou cruzamento para a área, e Juan Ignacio Dinenno conseguiu belo cabeceio para diminuir o jogo.
Gol do empate
Aos 39 minutos, Dinenno fez o gol de empate. Novamente de cabeça, Dinenno completou uma cabeçada de João Marcelo e conseguiu finalizar para o fundo das redes do goleiro do Vitória.
Arcanjo garante o empate
Lucas Arcanjo, goleiro do Vitória, garantiu o empate. O Cruzeiro teve novas chances boas de gol e quase virou a partida, após chutaço do volante Matheus Henrique e mais um cabeceio de Dinenno, mas não conseguiu superar o arqueiro, que segurou o 2 a 2 ao fim do jogo no Barradão.
Vitória 2 x 2 Cruzeiro
Vitória
Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Luan (Caio), Ricardo Ryller (Léo Naldi), Filipe Machado (Carlos Eduardo) e Matheuzinho; Osvaldo (Zé Hugo) e Alerrandro (Edu). Técnico: Estephano Djian.
Cruzeiro
Cássio; Ramiro (Juan Ignacio Dinenno), João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon (Kaiki); Lucas Romero (Walace), Matheus Henrique, Lucas Silva (Matheus Pereira) e Álvaro Barreal (Mateus Vital); Arthur Gomes e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra.
Gols
Osvaldo (24min1ºT) e Alerrandro (28min2ºT), para o Vitória; Juan Ignacio Dinenno (33min2ºT e 39min2ºT), para o Cruzeiro
Cartões amarelos
Léo Naldi (Vitória); Matheus Pereira, Lucas Villalba e Walace (Cruzeiro)
Cartão vermelho
Neris (Vitória)
Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 19 de agosto de 2024, segunda-feira, às 20h (de Brasília)
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Público presente: 17.062 torcedores
Renda: R$ 365.904,00
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Nailton Júnior de Sousa Oliveira (CE) e Renan Aguiar da Costa (CE)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)