A cidade de João Monlevade foi contemplada com o Prêmio Ouro Compromisso Primeira Infância em cerimônia realizada no Tribunal de Contas de Minas Gerais, destacando a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (2024-2034). A iniciativa, conduzida de forma intersetorial com a Rede Primeira Infância de Minas Gerais, busca assegurar direitos e promover o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos.
A premiação simboliza um marco para a cidade, que avançou em diretrizes de saúde, educação, assistência social e igualdade para a infância, contando com comitês intersetoriais e a escuta ativa de crianças para formular políticas públicas eficazes. Ao todo, 50 municípios mineiros foram reconhecidos na cerimônia, fruto de um esforço para expandir os Planos Municipais pela Primeira Infância e mobilizar gestores e comunidades em favor das crianças.
A premiação foi entregue ao prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) que reforçou que a honraria reflete um compromisso coletivo da cidade com o futuro de suas crianças, investindo em políticas públicas inclusivas e transformadoras. “Esse prêmio simboliza nosso compromisso com políticas públicas inclusivas que visam um futuro mais promissor para nossas crianças”, pontuou. A secretária municipal de Educação, Alda Fernandes, também participou da cerimônia de premiação e destacou a importância do plano para proporcionar oportunidades na infância. “O reconhecimento é fruto de uma construção coletiva que busca garantir o desenvolvimento pleno das crianças e seus direitos nos primeiros anos de vida”, afirmou.
Além disso, a conquista do município representa um avanço no cumprimento de políticas voltadas à primeira infância, em conformidade com o Marco Legal da Primeira Infância, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento infantil. João Monlevade destacou-se por envolver ativamente a comunidade, incluindo a escuta das crianças, e por criar um Comitê Intersetorial para integrar diferentes áreas, como saúde, educação e assistência social.
O Prêmio Ouro, promovido em parceria com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-MG), reconheceu outros 49 municípios mineiros que concluíram seus Planos Municipais pela Primeira Infância, evidenciando a importância de ações planejadas e coletivas na promoção dos direitos infantis.
A cerimônia contou ainda com a presença da assessora da secretaria de Educação, Nair de Cássia, das coordenadoras da Educação Infantil Municipal Carla Maria de Abreu e Vanise Pena Guimarães e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Monlevade, Wellington Caetano da Silva.