O governador disse, ainda, que vai tentar fornecer uma linha de crédito às empresas afetadas.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), esteve na manhã desta segunda-feira (13/01) em Ipatinga, no Vale do Aço, para acompanhar as ações de rescaldo que estão sendo realizadas na cidade afetada por fortes chuvas nos últimos dias.
Até o momento, a Defesa Civil confirmou a morte de 10 pessoas no município. Dados da prefeitura da cidade dão conta de que há ao menos 150 pessoas desabrigadas.
Zema disse que avalia a possibilidade de uma ajuda financeira às famílias diretamente atingidas pelos estragos. Em entrevista coletiva, o governador disse que dará uma resposta sobre o assunto até esta terça-feira (14/1).
“Estou levando essa solicitação, estaremos avaliando até amanhã, no máximo, junto com a Secretaria de Ação Social, uma ajuda a essas famílias. Com certeza nós iremos fazer alguma coisa. Eu assumo aqui esse compromisso de dar essa resposta”, disse.
O governador disse, ainda, que vai tentar fornecer uma linha de crédito às empresas afetadas, para que elas possam recompor o estoque e continuar operando.
Prefeitura vai dar salário e aluguel a famílias atingidas
Durante a entrevista coletiva, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), informou que a prefeitura vai pagar um salário mínimo para as famílias atingidas pelas chuvas no município.
A administração municipal também estuda o pagamento de um aluguel social para aqueles que perderam suas casas e não têm para onde ir.
“Hoje será publicado o decreto para que a prefeitura possa fazer um depósito financeiro na conta dessas pessoas que sofreram, que tiveram maiores problemas pelas chuvas e que cumprem os critérios sociais”, disse Nunes.